O ENSINO DA HUMANIZAÇÃO NA VISÃO DE FUTUROS ENFERMEIROS

  • Luis Fernando GUALDEZI Programa Institucional de Iniciação Científica. Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
  • Beatriz Teixeira RIBEIRO Programa Institucional de Iniciação Científica. Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
  • Cristiano CAVEIÃO Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
  • Barabara Reis Braga de SOUZA Programa Institucional de Iniciação Científica. Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
  • Silvia Mara DAMANN Programa Institucional de Iniciação Científica. Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
  • Ana Paula HEY Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Palavras-chave: ensino da humanização, humanização, enfermagem, percepção do ensino

Resumo

O ensino da humanização durante a graduação é extrema importância, pois ele está relacionado com o processo de trabalho da equipe em saúde. Existe uma grande necessidade de fornecer subsídios para que a humanização seja abordada de forma ampla, iniciando pela graduação, pois durante a formação acadêmica o discente deve ser preparado para enfrentar a realidade do mundo do cuidado. O objetivo da pesquisa é identificar a percepção dos discentes sobre os conteúdos de humanização abordados em disciplinas durante a graduação. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, com aplicação de um questionário contendo 08 perguntas fechadas de múltipla escolha aos discentes do curso de Enfermagem. A coleta de dados ocorreu no mês de agosto de 2017, em quatro Instituições de Ensino Superior (IES) na cidade de Curitiba – PR. Foram convidados 510 acadêmicos e 492 aceitaram participar. Dentre os participantes 85,25% (427) eram do sexo feminino, com média de idade de 22,51 anos, 80,4% (394) não apresentam formação técnica. Quanto ao conhecimento sobre o que é humanização 93,9% (460) dos discentes definiram como um conjunto de aspectos éticos, históricos e socioculturais, resgatando os aspectos emocionais, de respeito, agregando conhecimento técnico-científico, respeitando a singularidade do usuário, acolhendo o desconhecido e imprevisível. No que se refere à importância da abordagem do tema durante a graduação, 99,4% (487) consideram extremamente importante. Quando questionados sobre em quantas disciplinas a humanização foi abordada, 27,55% (135) responderam que foi abordado em 4 disciplinas ou mais, 21,43% (105) em 3, 23,47%(115) em 2, 14,9% (73) em 1 e por fim 12,65% (62) em nenhuma disciplina. Sobre a abordagem ser satisfatória para o discente, 76,12% (373) consideraram ótima e 5,92% (29) consideraram ruim. Quando perguntados em quais situações o tema deve ser abordado, 76,94% (377) que a temática necessita ser estudada em todas as disciplinas e 23,06% (113) em uma disciplina especifica. Portanto esse estudo emergiu importante informações sobre a percepção do discente de enfermagem sobre tema humanização durante a sua formação. Diante do resultado sugere-se que as IES passem a abordar a temática em todas as disciplinas, visto que os próprios discentes sentem esta necessidade. Portanto esta pesquisa deve ser entendida como um processo transformador, capaz de modificar o cotidiano dos serviços de saúde.
Publicado
2018-02-23

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)