DIFERENÇA NO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR ENTRE AS CRIANÇAS QUE PRATICAM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS QUE PRATICAM COM PEDAGOGOS DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE COLOMBO.

  • Larissa Milczewski Almeida Centro Universitário do Brasil
  • Willian Fortes de Almeida Centro Universitário Unibrasil
  • Gilson Brun Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: Palavras-chave, Educação, Educação Física, Professores, Pedagogo.

Resumo

A educação física é importante quanto a qualquer outra matéria do âmbito escolar pois ela estimula as crianças a expressar sentimentos, exercitar e conhecer seus corpos, com isso unindo o meio físico, cognitivo e social da criança e trabalhando isto em conjunto a formação dela como cidadão. Refletindo sobre a conexão entre o movimento e o desenvolvimento cognitivo, comenta que, Piaget e outros estudiosos apontam teorias com resultados significativos com relação ao desenvolvimento perceptivo e habilidades, ou seja, quanto maior o desenvolvimento motor maior será a capacidade de aprendizagem (GUISELINI, 1985).    “O papel da Educação Física na vida escolar do aluno é de suma importância, pois as atividades físicas ajudam desenvolver também o cognitivo da criança.” (SILVA, 2014). Deste modo pergunta-se: há diferença no nível de desenvolvimento motor entre as crianças que praticam Educação Física escolar com acadêmicos de Educação Física das que praticam com pedagogos de uma escola no município de Colombo? A maioria das escolas municipais de Colombo e escolas que aplicam ensino apenas para Ensino Fundamental I, não tem a obrigatoriedade de um Profissional de Educação física Habilitado para dar a regência dessas aulas, com isso as crianças perdem  os períodos sensíveis para realizar as práticas, Segundo Scott (1986) ”O período sensível para qualquer tipo de aprendizagem é o momento em que o máximo de expressão de capacidades - sensoriais, motoras, motivacionais e psicológicas - se apresentam pela primeira vez.” Seguindo este pensamento verificaremos a diferença das crianças que praticam com um profissional que seguirá os períodos sensíveis das crianças com atividades direcionadas para faixa etária que serão acadêmicos de Educação Física do último período da faculdade das que praticam com o profissional que não tem esse embasamento teórico e prático. Objetivo Geral: Verificar se existe diferença no nível de desenvolvimento motor dos alunos que praticam Educação Física escolar com acadêmicos de Educação Física das que praticam com pedagogos. Objetivos Específicos: Avaliar fisicamente os alunos que iram praticar Educação Física com acadêmicos de Educação Física; Avaliar fisicamente os alunos que não iram praticar Educação Física com Pedagogo; Comparar os dados dos dois grupos de pesquisa. Para a Pesquisa foi utilizado o Proesp que é uma bateria de testes de aptidão física, a avaliação foi realizada no pré e no pós teste e entre o tempo de um teste e outro para uma turma os acadêmicos de Educação Física aplicaram as aulas e com a outra turma a funcionária da escola formada em pedagogia aplicou, com isso iremos ver se existe diferença entre as duas turmas no mesmo período de tempo. Pesquisa em desenvolvimento.

Publicado
2018-02-20
Seção
Educação Física