OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA LEI 11.645/2008 RELACIONADA A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM UMA ESCOLA PUBLICA DO MUNICIPIO DE PINHAIS

  • thuany regine duarte de sousa centro universitário uniBrasil
  • Ana claudia Votri centro universitário Unibrasil
Palavras-chave: lei 11.645/08. Ensino. Orientação pedagógica. Diretrizes para o ensino cultura afro-brasileira. Diversidade cultural.

Resumo

A pesquisa de conclusão de curso, Os desafios da aplicação da lei 11.645/2008 relacionada a questão afro-brasileira e africana  em uma escola publica do município de Pinhais, traz como problema central a pergunta: Como a equipe pedagógica realiza os encaminhamentos para que os professores cumpram a 11.645/08 de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Para A Educação Das Relações Étnico-Raciais e Para O Ensino De História E Cultura Afro-Brasileira E Africana?. A motivação desta temática deu-se á necessidade de valorização da cultura negra e principalmente no que diz respeito à necessidade de tomar efetivas as leis antirracistas não só nos ambientes escolares, mas também na sociedade de maneira geral, deu-se também em razão de nossas vivencias e observações nas escolas de ensino fundamental nos anos iniciais (ciclo I). Afim de concluir a pesquisa o tema foi subdivido em três objetivos específicos e um objetivo geral, desta forma: objetivo geral buscar-se a verificar as contribuições da equipe pedagógica faz para o  trabalho docente no processo de ensino e aprendizagem e os objetivos específicos foram elaborados três questões que acreditamos ser de grande importância para compreendermos nosso universo de pesquisa. São eles: averiguar como é tratada a questão de diversidade cultural no ambiente escolar e o cumprimento da lei 11.645/08,pesquisar praticas pedagógicas acerca da lei 11.645/08, Identificar junto a equipe pedagógica e docentes quais praticas foram usadas para o trabalho com as temáticas. A pesquisa de campo irá ocorrer em uma escola publica do ensino fundamental da cidade de pinhais, onde aplicada entrevistas com roteiro semiestruturado, o objetivo  de verificar a interação acerca da temática entre  equipe pedagógica e professores. Enfim buscamos enfatizar esta temática de forma contextualizada e transversal para todos os níveis de ensino e agregar nas pesquisas, estudo e extensão.
Publicado
2018-02-27