A influência das práticas esportivas e da educação física escolar no desenvolvimento motor infantil.

  • Vanessa Zanon de Oliveira UNIBRASIL
  • Thiago Pimenta UNIBRASIL
Palavras-chave: desenvolvimento motor, desenvolvimento motor infantil, movimento, escala de desenvolvimento motor Rosa Neto.

Resumo

O desenvolvimento motor é um processo sequencial e contínuo, pelo qual o ser humano adquire e aperfeiçoa uma variedade de habilidades motoras, que partem de movimentos básicos até a execução de tarefas organizadas e complexas. Acredita-se que é na infância, principalmente, que ocorrem as principais experiências motoras, pois há um amplo desenvolvimento dos componentes da motricidade, tais como a coordenação, o equilíbrio, a lateralidade, o esquema corporal, entre outros. Nota-se também, que as interações entre os aspectos do indivíduo, do ambiente e da tarefa são determinantes no processo de desenvolvimento motor. Essas relações são evidentes no período da infância, pois a criança recebe estímulos do ambiente familiar, escolar, social e cultural, formando a sua bagagem motora. Tendo em vista esse cenário a presente pesquisa tem como objetivo identificar as diferenças no desenvolvimento motor em crianças de sete anos praticantes de natação x praticantes de ginástica rítmica x praticantes apenas da educação física escolar. A metodologia se caracteriza por um estudo de campo, que consiste em um método que procura o aprofundamento de uma realidade específica, realizada por meio da observação direta das atividades do grupo pesquisado. Os dados serão coletados através do protocolo Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) do autor Rosa Neto (2002) que avalia os seguintes elementos: motricidade fina; motricidade global; equilíbrio; esquema corporal; organização espacial e organização temporal. O intuito dos testes é definir o estágio motor que se encontram os três grupos de crianças e apontar possíveis desigualdades motoras entre eles. A amostra será constituída por 30 crianças, do sexo feminino, na faixa etária de sete anos, distribuídas em 03 grupos da seguinte forma: grupo 1: 10 meninas praticantes de natação, duas vezes por semana, com duração de 45’ cada sessão, há seis meses ou mais de prática; grupo 2: 10 meninas praticantes de ginástica rítmica, duas vezes por semana, com duração de 45’ cada sessão, há seis meses ou mais de prática; grupo 3: 10 meninas praticantes apenas da educação física escolar, duas vezes por semana, com duração de 45’ cada sessão, devidamente matriculadas na rede pública de ensino. Essa pesquisa ainda está em andamento, portanto não são apresentados resultados finais. Entretanto, espera-se desse estudo identificar as diferenças no desenvolvimento motor e comparar os resultados obtidos, a fim de contribuir para futuros estudos correlacionados e ser um facilitador, no sentindo de auxiliar na elaboração de tarefas apropriadas para cada estágio motor promovendo o desenvolvimento motor, cognitivo e social do indivíduo.

Palavras-chave: desenvolvimento motor; desenvolvimento motor infantil; movimento; escala de desenvolvimento motor Rosa Neto.

Biografia do Autor

Vanessa Zanon de Oliveira, UNIBRASIL
Estudante do 6º período de licenciatura em educação física.
Thiago Pimenta, UNIBRASIL
EDUCAÇÃO FÍSICA
Publicado
2018-02-20
Seção
Educação Física