O VERMELHO ESTÁ PARA A MULHER ASSIM COMO AZUL ESTÁ PARA O HOMEM: UMA ANALISE DO ENDIVIDAMENTO DOS ACADEMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO AO GÊNERO

  • Juliana Cristina Bonfim SANTANA
  • Juliana Farinha VIDOTTI
  • Edi Carlos OLIVEIRA
Palavras-chave: endividamento em relação ao gênero, fatores que influenciam o endividamento, consumo

Resumo

A escala ascendente do endividamento tem repercutido tanto nas mídias quanto nas pesquisas científicas que investigam a temática. Assim, as decisões tomadas por indivíduos quanto ao ato de comprar, consumir, poupar e se endividar tem sido foco de várias investigações. De tal modo, no intuito de contribuir com essas pesquisas, este artigo teve como objetivo geral: analisar os fatores que determinam o endividamento dos acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior da região Noroeste do Estado do Paraná. Tal proposta busca apresentar uma discussão em relação ao gênero, para constatar quais acadêmicos encontram-se mais endividados: os do sexo masculino ou os do sexo feminino. Para alcançar esta proposta, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: (a) identificar o que leva as pessoas ao endividamento; (b) diferenciar o nível de endividamento em relação ao gênero; (c) analisar a relação entre algumas variáveis, tais como: fatores demográfico, socioeconômico, compulsividade e autocontrole; (d) apresentar os fatores que determinam o endividamento dos acadêmicos. Esta pesquisa classifica-se como qualitativa, do tipo descritiva; assim, para o desenvolvimento da investigação, utilizou-se dados primários – obtidos através da aplicação de questionários junto aos acadêmicos; e dados secundários – obtidos através de pesquisa bibliográfica. Para a análise dos dados, os mesmos foram tabulados estatisticamente e ponderados com a realização de análise de conteúdo. Dentre os diversos resultados alcançados, pode-se dizer que os acadêmicos da Instituição de Ensino Superior em análise encontram-se endividados; porém, o que chama a atenção é que enquanto as mulheres compram para satisfazer a autoestima, através da facilidade de crédito e das compras por impulso, a grande maioria dos homens que participaram da pesquisa realizam suas compras para suprir suas necessidades básicas. Diante disso, conclui-se que a mulher é mais endividada do que o homem; e que por meio desta pesquisa evidenciou-se algumas peculiaridades, que são discutidas e comparadas em relação ao gênero, ao passo em que são apresentadas ao longo deste artigo.
Publicado
2016-05-03