APLICABILIDADE DO CONTEÚDO DE DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Monique de França Bauer Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: Dança, conteúdo, aplicação, professor

Resumo

O presente trabalho tem como foco a aplicabilidade do conteúdo de dança nas aulas de Educação Física. A partir do conhecimento da necessidade e importância da dança na escola, fato corroborado pela presença do conteúdo em documentos oficiais como e os Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná, dentre outros. Assim fazendo parte da formação e desenvolvimento dos alunos nos aspectos sociais, afetivos, culturais e físicos. Este trabalho procura compreender a aplicabilidade do conteúdo dança na educação física escolar. O trabalho será um  estudo de revisão de literatura, focando o processo de ensino da dança na escola. A partir desse estudo seremos capazes de compreender como a dança é aplicada na Educação Física escolar. O estudo se justifica pela consciência das autoras na importância da dança na vida dos alunos e no desejo que eles possam conhecer o conteúdo e futuramente aprecia-lo, na necessidade de uma aula de dança nas aulas de educação física, onde o professor mesmo perante as eventuais dificuldades de seu trabalho possa ministrar uma boa aula dessa forma alcançando seus objetivos e cumprindo o currículo da matéria de Educação Física, e aos alunos os benefícios que a dança pode trazer a suas vidas, seja apenas como conhecimento científico adquirido na escola, pelo lazer e diversão que ela pode proporcionar, o bem estar físico e emocional, interações sociais, desenvolvimento motor ou até mesmo orientar futuros dançarinos. Para alcançar esse objetivo iremos: compreender o conteúdo de dança na educação física escolar; entender os métodos de aplicação do conteúdo de dança; compreender as estratégias utilizadas pelos professores para o ensino da dança.  O trabalho se encontra em andamento, portanto ainda não possui resultados.

Publicado
2018-02-20
Seção
Educação Física