A POLÍTICA SEM ROMANCE: ANÁLISE DA TEORIA DA ESCOLHA PÚBLICA (PUBLIC CHOICE) EM HOUSE OF CARDS

  • Geovane Couto da Silveira Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Marina Michel de Macedo Martynychen Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Processo Legislativo, Teoria da Escolha Pública, House of Cards, Grupos de Interesse.

Resumo

A Teoria da Escolha Pública (Public Choice) busca interpretar a tomada de decisão política através da racionalidade, entendendo que a maximização dos interesses pessoais é o que move o comportamento dos indivíduos que atuam na espera pública. A teoria surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos da América, buscando utilizar parâmetros econômicos para examinar questões da ciência política. A Public Choice ganhou destaque por abandonar a lógica de que o comportamento humano, quando envolto por questões coletivas, estaria preocupado com o interesse público. Com isso, entende-se que a atuação dos indivíduos, ao votar é movido pelos mesmos interesses de quando vai ao supermercado. A mesma percepção é utilizada em relação aos políticos e agentes estatais, pois, ao tomarem suas decisões, estão baseados na satisfação dos seus próprios interesses. Com isso, o presente estudo orbita em torno da aplicação desta teoria dentro do processo de elaboração das leis orçamentárias, buscando examinar como os grupos de interesse influenciam a tomada de decisão. Desse modo, pretende-se: a) analisar o processo de elaboração das leis orçamentárias operacionalizado pela Constituição Federal de 1988, verificando o papel dos parlamentares na propositura de emendas individuais e a atuação dos grupos de interesse; b) examinar o surgimento e a evolução da Teoria da Escolha Publica, verificando a importância de sua análise no contexto brasileiro; c) identificar como a temática abordada nos dois primeiros tópicos se enquadram no contexto da série House of Cards, que é marcada pela busca dos interesses privados na atuação dos agentes políticos. O estudo é organizado a partir do método indutivo e usa como técnica de pesquisa a bibliográfica, sendo fundamentado no próprio texto legal, bem como em doutrina brasileira e estrangeira. Conclui-se que o pensamento de que o altruísmo é o que move o comportamento dos indivíduos na esfera pública não ocorre na pratica, visto que os indivíduos então mais preocupados em tomar decisões que atendam aos seus interesses particulares, a maximização de utilidade na obtenção de benefícios coletivos e otimização do bem-estar social. A série House of Cards aborda essa temática, sendo marcada por explicar a política sem o romantismo, apontando que os indivíduos que ocupam cargos públicos estão preocupados em tomar decisões que lhe proporcionaram benefícios pessoas.

Biografia do Autor

Geovane Couto da Silveira, Centro Universitário Autônomo do Brasil
Acadêmico de Direito pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil (previsão de formação para dez/2018). Estagiário no setor de Direito Público do Escritório GSG Advocacia. Desenvolve Iniciação Científica em Direito Constitucional com orientação do Professor Drº. Bruno Meneses Lorenzetto. É pesquisador nos seguintes Grupos de Pesquisa: "NUPECONST - Núcleo de Estudos em Direito Constitucional, sob orientação do Professor Dr.º Marcos Augusto Maliska;Política por/de/para mulheres", sob orientação da Professora Dr.ª Eneida Desiree Salgado; Observatório eleitoral sobre o financiamento de campanha nas eleições 2016, sob orientação da Professora Dr.ª Ana Claudia Santano.
Marina Michel de Macedo Martynychen, Universidade de São Paulo
É doutoranda em Direito Financeiro  pela Universidade de São Paulo - USP. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2003), pós-graduação em Direito Administrativo pelo Instituto Romeu Bacelar e mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é advogada contratada do Escritório de Advocacia Clèmerson Merlin Clève e professora das disciplinas de Direito Financeiro e Direito Econômico no Curso de Direito das Faculdades Integradas do Brasil. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças públicas, administração pública, direito municipal e e direito urbanístico.A POLÍTICA SEM ROMANCE: ANÁLISE DA TEORIA DA ESCOLHA PÚBLICA (PUBLIC CHOICE) EM HOUSE OF CARDS
Publicado
2018-02-20