A QUALIDADE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DEPENDE DOS PADRÕES DE PROJETO

  • Eduardo Neris da Silva Centro Universitário Unibrasil
  • Martin José Fagonde Morães Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: software, padrões de projeto, desenvolvimento de software, qualidade,

Resumo

Padrões de projetos são soluções para problemas que alguém um dia teve e resolveu aplicando um modelo que foi documentado e que você pode adaptar integralmente ou de acordo com necessidade de sua aplicação. Ou seja, eles estabelecem normas e regras para facilitar a correção de problemas comuns entre os desenvolvedores de software. Uma equipe que adota padrões de projeto de software passa a ter um vocabulário comum para conversar sobre o projeto, fica mais fácil compreender o código, sua legibilidade fica mais clara e semeá-lo para outros desenvolvedores se torna uma tarefa mais simples. Se o software necessitar passar por uma manutenção, ou uma correção de problema, será muito mais fácil se o seu desenvolvimento estiver padronizado. A ideia de sua criação veio da Arquitetura e Urbanismo. Ela tinha como propósito apresentar centenas de padrões sobre cidades, bairros, ruas e ambientes no geral e como eles poderiam ser construídos de forma a agradar a comunidade como um todo, visando a qualidade de vida. O primeiro grande trabalho da área de desenvolvimento de software que absorveu tal ideia, coletando e desenvolvendo dezenas de padrões para softwares, se deu em 1994 em um livro chamado "Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software", escrito por Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides. Este livro é a referência principal no assunto para a comunidade de software. Nele são descritos 23 padrões que foram baseados na experiência dos autores e que serviram de base para outros padrões que foram criados depois.  Estes padrões foram categorizados de acordo com processos em comum, e esta divisão é feita em 3 grandes partes. Os padrões de criação têm como objetivo abstrair a instanciação de objetos. Com eles, o software vai solicitar um objeto de um determinado tipo e o terá pronto, sob demanda, sem nem se preocupar com as nuances da criação. Os padrões estruturais se preocupam em melhor organizar a estrutura das classes e os relacionamentos entre classes e objetos. Os padrões comportamentais atuam diretamente na delegação de responsabilidades, definindo como os objetos devem se comportar e se comunicar. Com o objetivo de atingir a todos da comunidade de desenvolvedores de software e, com isso, resultar em uma maior qualidade de software e do processo do desenvolvimento, os padrões de projetos de software foram criados, e quanto mais desenvolvedores os conhecerem, todos da comunidade tendem a ganhar.

Biografia do Autor

Eduardo Neris da Silva, Centro Universitário Unibrasil
Escola de negócios - Sistemas de Informação
Martin José Fagonde Morães, Centro Universitário Unibrasil
Escola de negócios - Sistemas de Informação
Publicado
2018-02-27
Seção
Sistemas de Informação