Relação da qualidade de vida de adolescentes que frequentam uma ONG com os demais adolescentes moradores da região da Vila Icaraí no bairro Uberaba
Resumo
No Brasil existem muitas regiões que necessitam de um cuidado maior, são regiões carentes, que gritam por socorro, mas que infelizmente estão abandonados por décadas de má administração dos governantes que passam. Não se pode dizer que pessoas tenham uma qualidade de vida boa, muitas vezes vivendo com menos de um salário mínimo, momentos de lazer são raros, pois os momentos que sobram ainda sim servem para trabalhar, seja em casa ou para fora, a saúde muitas vezes é precária, talvez o que se pode tirar de bom em uma situação precária das famílias de regiões carentes seja a união que se tem com a comunidade onde vivem e entre os parentes. A região da Vila Icaraí é conhecida por ser um local onde a criminalidade é visível e onde as drogas são de fácil acesso. Uma ONG se firmou no meio desse caos e trouxe um pouco de esperança para o bairro, principalmente para adolescentes que ficavam nas ruas no contra turnos do colégio, onde tinham acesso a tudo que acontecia nas ruas. As qualidades de vida de um indivíduo nestas condições são, de fato, claramente precárias. Após quase 13 anos da sua existência, vamos levantar informações para identificar se houve alguma mudança nesses adolescentes comparando com as que não participam desse projeto, e saber se de fato a Organização teve ou tem alguma interferência direta na qualidade de vida deles. Para obter essas informações foi escolhido o questionário whoqol bref, pois foi o que melhor se adaptou com a faixa etária proposta. Foi feito o teste com 40 adolescentes que tem idade entre 13 e 16 anos, tanto meninos quanto meninas, 20 são participantes do projeto e as outras 20 são adolescentes que moram na região, mas não participam. A escolha dessa idade foi pelo fato de poder avaliar aqueles que estão a alguns anos participando dessa ONG, podendo assim tirar conclusões mais pontuais.
O desenvolvimento desse artigo está sendo realizado por meio do questionário Whoqol Bref, e ainda está em processo de desenvolvimento, por este motivo ainda não se obteve conclusões sobre o tema colocado em questão, estão sendo analisados até o presente momento 3 artigos cujos temas abordam assuntos com relação ao tema proposto e também seus objetivos.