PROJETO SOBRE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

  • Cristiane Aparecida Santos Stocco Centro Universitario Unibrasil
  • Evylen Talita souza Centro UniversitarioUnibrasil
  • Alessandra Ferreira Lima centro universitário Unibrasil
  • Fernanda Garbelini Ferrante Centro universitário Unibrasil
  • Merilyn Werneck Ferreira Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: Atuação na educação, Capacitação profissional, Promoção de Saúde, Transtorno de Aprendizagem,

Resumo

A proposta de trabalhar com transtornos de aprendizagem surgiu de uma demanda observada na formação de discentes de um Centro Universitário, considerando que no período de formação durante estágios e, após como profissionais, esses graduandos podem se deparar com sujeitos que apresentem uma necessidade específica. Evidencia-se atualmente dificuldades de integração no ambiente escola de estudantes que apresentam um quadro específico, e a ausência de conhecimento da comunidade escolar diante dessas circunstâncias, quais os pontos de atenção diante das dificuldades apresentadas, e como manejar essas situações para atender as necessidades específicas e garantir o direito desses alunos. Assim, justifica-se esta atividade como uma forma de capacitação para futuros professores e pedagogos ao contribuir no processo de ensino/aprendizagem visando uma melhor integração desses sujeitos. O projeto inicialmente foi proposto para os graduandos do curso de Pedagogia. A metodologia utilizada foi exposição do tema; trecho do filme “Como Estrelas no Céu”; dinâmica para reforçar e conscientizar o que foi abordado durante a exposição do tema. Durante a aplicação, pontuou-se a diferença entre dificuldades de aprendizagem, e transtornos de aprendizagem analisando a dislexia, disgrafia e discalculia. O objetivo foi informar os graduandos sobre essas especificidades, através de um viés mais salutar, ao reconhecer as possíveis dificuldades e/ou transtornos que seu futuro aluno possa enfrentar. Como resultado houve uma troca interdisciplinar positiva com os estudantes de Pedagogia, considerando que o objeto visava articulação entre os cursos e promoção da saúde. Após a demanda inicial ter sido atingida, o projeto se estendeu para outros cursos como de Educação Física e Psicologia.

Biografia do Autor

Cristiane Aparecida Santos Stocco, Centro Universitario Unibrasil
Psicologia e Educação
Evylen Talita souza, Centro UniversitarioUnibrasil
Psicologia e Educação
Alessandra Ferreira Lima, centro universitário Unibrasil
Psicologia e Educação
Fernanda Garbelini Ferrante, Centro universitário Unibrasil
Professora orientadora do projeto
Merilyn Werneck Ferreira, Centro Universitário Unibrasil
Psicologia e Educação
Publicado
2018-02-27