A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

  • Wilker Blau Centro universitário autônomo do Brasil- UniBrasil
  • JEAN CAMARGO Centro universitário autônomo do Brasil- UniBrasil
  • camile silva Centro universitário autônomo do Brasil- UniBrasil
Palavras-chave: EDUCAÇÃO FÍSICA, INCLUSÃO, ESCOLA, SINDROME DE DOWN.

Resumo

Atualmente as escolas sofrem grandes dificuldades ao trabalhar com pessoas que possuem algum tipo de deficiência, um dos fatos é a dificuldade de alguns professores em trabalhar e administrar os conteúdos se adequando ao aluno.  A falta de estrutura nas escolas também interfere muito no aprendizado e desenvolvimento, o principal prejudicado é o aluno. A Síndrome de Down é uma condição causada pela presença de três cromossomos 21, os portadores possuem 47 cromossomos em suas células, já a maioria da população tem 46. Neste artigo buscamos formas de ensino para uma melhoria na aprendizagem dos adolescentes e crianças com a Síndrome de Down. O tema a ser tratado no artigo irá abordar a importância de um ensino correto e adequado para o aluno portador da síndrome de down e a importância de uma aula coerente com suas dificuldades para uma melhora motora e cognitiva, sabendo trabalhar a partir de suas dificuldades. Neste contexto a questão desse estudo é: Qual a importância das aulas de educação física para a criança com síndrome de Down? O estudo tem por objetivo geral compreender a importância das aulas de educação física para a criança com Síndrome de Down. Já os objetivos específicos são identificar os problemas motores dos alunos com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física, conceituar a Síndrome de Down e discutir sobre as contribuições das aulas de educação física para a criança com Síndrome de Down. A importância do estudo é mostrar a realidade que acontece dentro das escolas de ensino regular, para com as crianças portadoras de necessidades especiais e ajudar futuros professores de educação física a ampliar suas capacidades para ministrar uma aula. O estudo baseia-se em uma abordagem qualitativa que visa um método de investigação cientifica afim de buscar o estudo voltado as suas particularidades e experiências individuais.  A técnica de pesquisa utilizada será estudo de revisão bibliográfica, as buscas para esta revisão bibliográfica serão feitas nos seguintes portais: Scielo, Capes e Revista Brasileira de Educação Especial, abrangendo os estudos que foram feitos entre os anos de 2000 a 2015. As palavras-chave utilizadas para esta pesquisa foram: Educação física; escola; Síndrome de down; Inclusão. Os dados serão organizados em uma planilha com os seguintes itens: título do texto, ano, resumo, resultado, autor. Como critério de inclusão dos artigos utilizamos todos aqueles que possuíam conformidade com as palavras-chave, seja no título ou no resumo, que foram as palavras que se relacionam direto com o assunto da revisão a ser feita. Já os artigos que utilizamos o critério de exclusão foram os artigos que não estavam interligados com o problema de pesquisa que definimos. Presente artigo está em andamento e não possui analises e considerações finais.

 

 

Palavras-chave: EDUCAÇÃO FÍSICA; INCLUSÃO; ESCOLA; SINDROME DE DOWN.

Publicado
2019-08-19
Seção
Educação Física