A APLICAÇÃO DO DESIGN UNIVERSAL NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO AFECE (ASSOCIAÇÃO FRANCISCANA DE EDUCAÇÃO AO CIDADÃO ESPECIAL)

  • Juliana de Pontes Fidelis Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: design universal, deficiência, inclusão

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar tem sido cada vez mais escassa no país. Três a cada quatro escolas não possuem itens básicos de acessibilidade como rampas, banheiros adaptados, corrimão, entre outros (GLOBO, 2015). O objetivo deste artigo é fazer um estudo de caso da estrutura, materiais pedagógicos e adaptações feitas na Instituição de Ensino AFECE, localizada em Curitiba, que atende diretamente o público portador de deficiência. Para isso, serão estudados os princípios de Design Universal, a importância da inclusão de deficientes em escolas, suas dificuldades e restrições. Os princípios de Design Universal são fundamentais para a produção de produtos, equipamentos e materiais destinados aos usuários com limitações físicas e/ou mentais. Portanto, será elaborado um quadro comparativo entre os princípios de Design Universal e as principais aplicações destes na Instituição AFECE, visto que esta escola atende diretamente ao público mais necessitado de adaptações e acessibilidade. Os resultados deste artigo revelam que, com a estrutura e materiais da instituição, os princípios de Design Universal estão sendo utilizados conforme a necessidade de cada equipamento. Mesmo com a falta de recursos financeiros, os professores e funcionários da escola adaptam como podem, com diversos tipos de materiais, os utensílios utilizados pelos alunos de forma que garanta sua autonomia e conforto ao elaborar as atividades necessárias. Tendo em vista esses estudos, é notável a necessidade que portadores de deficiência tem de adaptações nos locais em que convive e nos utensílios que utiliza.

Publicado
2019-08-19