SÍNDROME DE DOWN E A INSTABILIDADE ATLANTOAXIAL: UMA ABORDAGEM COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Gabriella Patricia Limas Rocha UNIBRASIL
  • Raiane Dias Carvalho UNIBRASIL
  • Eliana Patricia Pereira UNIBRASIL
Palavras-chave: Síndrome de Down, Instabilidade atlantoaxial, Professor de Educação Física,

Resumo

A síndrome de Down (SD) é uma condição genética com alteração no cromossomo número 21. As características da síndrome foram inicialmente citadas por Langdon Down em 1866, evidenciando-se três tipos de alterações cromossômicas: Trissomia simples: demonstrada por um cromossomo a mais no par 21 decorrente de uma falha na divisão celular; Trissomia por translocação: o número de cromossomos nas células é de 46, mas o cromossomo 21 adicional está ligado a outro cromossomo (que pode ser o de número 14, 21 ou 22). E por último a Trissomia por mosaicismo: um erro ocorrido nas primeiras divisões celulares, em que as crianças nascem com células normais (contendo 46 cromossomos) e células com 47 cromossomos, porém é o mais raro dos três. A criança com síndrome de Down pode apresentar um ou mais problemas junto à síndrome, dentre eles, a instabilidade atlantoaxial, que pode gerar dificuldades na sua estabilização. No entanto existem muitas dúvidas sobre a incidência deste diagnóstico, pois os especialistas alertam que o problema da instabilidade traz condições que expõem riscos de lesão na medula, com problemas maiores nas duas vértebras cervicais superiores, C1 e C2 (Atlas e Axis respectivamente). Esse estudo é importante, pois abre oportunidades para novos trabalhos no âmbito da Educação Física. Com isso se tem como objetivo analisar se os professores de Educação Física conhecem sobre a instabilidade atlantoaxial e suas consequências nas aulas. E de forma mais específica descrever a instabilidade e a sua implicação na atividade física; apontar os dados sobre o conhecimento dos professores relativo à instabilidade; debater como o profissional de Educação Física pode lidar com esta inclusão a partir da resposta obtida no questionário. A metodologia adotada baseia-se em pesquisa de campo descritiva, em caráter quali-quantitativa. Para tanto, será utilizado um questionário, contendo oito perguntas com questões mistas para a análise quantitativa no tratamento de dados. O protocolo das questões já se encontra validado. No processo qualitativo serão observados alguns itens desses educadores baseado no questionário. O projeto ainda não tem conclusão, porém no projeto piloto 50% dizem conhecer a IAA e outros 50% não conhecem.

Biografia do Autor

Gabriella Patricia Limas Rocha, UNIBRASIL
Acadêmica do 8º período do curso de bacharelado em Educação Física.
Raiane Dias Carvalho, UNIBRASIL
Acadêmica do 8º período do curso de bacharelado em Educação Física.
Eliana Patricia Pereira, UNIBRASIL
Docente do curso de Educação Física.
Publicado
2019-08-19
Seção
Educação Física