INCLUSÃO SÓCIO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE: O PROJETO DE EXTENSÃO INFORMÁTICA CIDADÃ DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL

  • Denise Franciane Nogueira Pereira Centro Universitário UniBrasil
  • Elisandra Moraes Casagrande Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: inclusão social, inclusão digital, terceira idade, gerontologia social, educação.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo pesquisar possíveis formas de inclusão sócio digital na terceira idade. Assim sendo, realiza-se um levantamento sobre o avanço das tecnologias digitais conhecidas como TIC´S (tecnologias da comunicação e informação), sobretudo o computador e a (im) possibilidade de seu uso pela população com mais de 60 anos. De acordo com dados do IBGE (2017) a sociedade está envelhecendo. Por isto, faz-se necessário e relevante esta pesquisa, guiada por estudos da área da saúde, gerontologia social e educação. E de que maneira estas áreas corroboraram para o efetivo aprendizado nesta etapa da vida. O foco de estudo encontra-se no Projeto de Extensão Informática Cidadã do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL), que oferece cursos de informática instrumental para a comunidade de sua região, visando ampliar a educação sociodigital. Para tanto, busca-se analisar o projeto e a responsabilidade das Instituições de Ensino Superior. Inicialmente a pesquisa tem caráter bibliográfico, pois utilizou-se de autores como Assmann (1998), Demo (2005) Goulart (2010), além de dados estatísticos do IBGE e do Estatuto do Idoso. Para concluir se realizará pesquisa de campo de cunho quantitativo e exploratório, no programa disponibilizado pela instituição. Os dados coletados nesta pesquisa visam o objetivo de verificar a eficácia do programa na inclusão sócio digital da terceira idade e suas formas de ocorrência.

 

Publicado
2019-08-20
Seção
Pedagogia