ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM 10 ANOS NA REGIÃO DE CURITIBA QUE PRATICAM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM CONJUNTO OU NÃO COM NATAÇÃO OU FUTSAL

  • Felipe Miranda Trevisan Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
  • André Luiz das Neves Machado Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
  • Thiago Fonseca Pimenta Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
Palavras-chave: Desenvolvimento Motor, Educação Física Escolar, Futsal, Natação

Resumo

A Idade Motora Global (IMG) é o resultado de testes que buscam identificar onível de desenvolvimento da aptidão física de cada indivíduo, o qual équantificado através de uma média e cujo resultado é mensurado em meses,que podem ou não corresponder à idade cronológica. Esse estudo abordaaspectos que interrelacionam a prática da atividade física ao desenvolvimentomotor, além disso, salienta a importância do educador físico para oacompanhamento e um bom desevolvimento de todas as valências de adultosou crianças. Justifica-se esse estudo em razão da importância da análisemotora para melhor desenvolvimento e compreensão das capacidades motorasdo indivíduo, respeitando suas individualidades e deficiências, além deagregar-se mais conhecimento e experiência aos autores, e aumentar oconteúdo disponível na literatura para profissionais que trabalham comdesenvolvimento motor. O objetivo desse estudo é analisar o nível dedesenvolvimento motor de crianças que praticam educação física escolar emconjunto ou não à natação ou futsal, buscando-se saber se a prática dessesesportes influencia no desenvolvimento motor e se há diferença significativa noIMG das crianças, quando comparadas a um grupo controle que realiza apenaseducação física escolar. A metodologia empregada nessa pesquisa consisteem um estudo de campo pelo qual se realizará coleta de dados quantitativosque serão analisados, comparados e por fim ilustrados através de gráficos. Aamostra será composta por 30 crianças do sexo masculino, com idade de 10anos, da região metropolitana de Curitiba. Os estudantes serão alocados emtrês grupos, sendo 10 alunos de uma escola estadual que representarão ogrupo controle (GC), 10 alunos de uma escola de futsal (GF), e 10 alunospraticantes de natação (GN). As crianças serão avaliadas individualmente deacordo com a idade cronológica (IC), realizando-se um teste por vez, comduração média de 40 minutos para cada bateria de testes. Será aplicada aescala de desenvolvimento motor de Rosa Neto (2002), constituída de umasequência de testes que avaliam motricidade fina (óculo manual), motricidadeglobal (coordenação), equilíbrio, esquema corporal (imitação de postura,rapidez), organização espacial (percepção de espaço) e organização temporal(estruturas temporais). Ao final sera obtida uma classificação dos resultadosindicando o IMG, o qual é calculado pelo produto da soma das pontuaçõesobtidas em cada um dos seis testes da bateria dividido por 6 (número detestes). Atualmente a pesquisa está em fase de coleta de dados.

Biografia do Autor

Felipe Miranda Trevisan, Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
Bacharelado em Educação Física
André Luiz das Neves Machado, Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
Bacharelado em Educação Física
Thiago Fonseca Pimenta, Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
Bacharelado em Educação Física
Publicado
2019-08-19
Seção
Educação Física

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