DIVERSIDADE E LIVRE ORIENTAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO: SEXUALIDADE CONFORMADA

  • Larissa TOMAZONI
  • Igor Felipe BERGAMASCHI
Palavras-chave: diversidade sexual, livre orientação, dignidade humana, educação

Resumo

O estudo se propõe, a priori investigar as questões relativas à diversidade sexual e expressão da sexualidade no seio social; de que maneira essa sexualidade se apresenta e como se comporta a coletividade frente às novas expressões sexuais  hodiernamente e historicamente expostas. Outro ponto que se pretende investigar nesse trabalho é a capacidade conformadora da personalidade humana que tem a instituição escolar e a formação da ideia de gênero e comportamento formada desde os períodos iniciais na escola. É sabido que a instituição escolar tem poder de formatação do indivíduo, que essa formatação intenciona produzir uma sexualidade “normal” e bem definida entre os educandos, produzindo um “corpo escolarizado”, que é formado na escola sob padrões de normalidade previamente instituídos. E toda a expressão sexual tida como anormal ou exacerbada é rapidamente entendida como indisciplina. Dessa forma, pretende-se buscar a compreensão dos impactos e do papel social dessa pedagogia conformadora. O artigo se  divide em três partes: a primeira abordará as generalidades da questão da diversidade e da livre orientação sexual; a segunda, trará o conceito de educação e o seu papel na  promoção da justiça social e da dignidade humana; e por fim, como se correlacionam  a diversidade sexual e o processo educacional. Para tanto, utiliza-se a bibliografia disponível sobre o tema, e de conhecimentos interdisciplinares. Conclui-se, admitindo que as diversidades presentes no seio da sociedade funcionam como elemento confirmador da identidade, e que portanto, merecem ser albergadas pelo aparelho estatal com prioridade, por se tratarem de elementos que proporcionam o pleno exercício da dignidade humana.

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