LUTAS NA ESCOLA: UM CAMINHO NADA SUAVE

  • Bruno Borges Ribas Valente Centro Universitário Autônomo do Brasil-UNIBRASIL
  • Marcos Henrique Medeiros Muller Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
  • Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Palavras-chave: lutas, educação física escolar, jiu-jitsu

Resumo

No que se diz respeito à educação escolar brasileira, sempre são discutidos diversos problemas, entre eles infraestrutura, desvalorização dos profissionais, falta de motivação tanto dos professores quanto dos alunos, entre tantos outros. Porém quando afunilamos para a educação física escolar, uma das principais queixas é justamente o procedimento metodológico ser muito “abstrato”, o que causa dificuldade para os professores aplicarem conteúdos que não dominam, os conteúdos que mais comumente são deixados de lado por esse motivo são as danças e as lutas. Sendo assim, os acadêmicos iniciaram uma revisão de literatura com o objetivo de discutir quais as dificuldades por parte dos professores de educação física escolar em aplicarem o conteúdo lutas, mapear os motivos que levam os professores a não aplicarem lutas em suas aulas, discutir o porquê da prevalência das lutas olímpicas nas aulas de educação física escolar e fazer um levantamento de aulas e atividades já conhecidas nas aulas de lutas com o tema jiu-jitsu e sugerir novas atividades para auxiliar os professores em suas aulas. Tal literatura teve como critérios de inclusão artigos sobre lutas nas escolas, que tivessem sido publicados entre o período da aprovação da lei 9394/96 e dezembro de 2017, em português e foram excluídos aqueles artigos anteriores à lei e/ou após o término de 2017, que foram escritos em outras línguas. Com base na revisão de literatura feita pelos acadêmicos, foi possível perceber que esse assunto é muito pouco discutido e existe pouca produção cientifica na área, justificando assim a elaboração desse artigo científico que visa gerar interesse para futuras pesquisas e busca auxiliar os professores na utilização do conteúdo lutas. O artigo em questão ainda está em processo de produção, por isso ainda não existem resultados e discussões.

Biografia do Autor

Bruno Borges Ribas Valente, Centro Universitário Autônomo do Brasil-UNIBRASIL
acadêmico do curso de licenciatura em educação física
Marcos Henrique Medeiros Muller, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Acadêmico do curso de licenciatura em educação Física
Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
docente do curso de licenciatura em educação física
Publicado
2019-08-19
Seção
Educação Física