ORIENTAÇÃO AOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE SOBRE A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO SAÚDE JÁ CURITIBA
Resumo
O aplicativo SAÚDE JÁ CURITIBA foi implantado pela Prefeitura Municipal de Curitiba em 2017 com o intuito de proporcionar aos usuários agendamento prévio de consultas com enfermeiro (a) e avaliação odontológica, sem a necessidade de deslocar-se até a Unidade de Saúde ou madrugarem em filas de espera. Após esta primeira avaliação do enfermeiro será agendada uma consulta médica caso necessário. De acordo com a Lei do Exercício Profissional n° 7498/86 o enfermeiro pode realizar consulta de enfermagem, avaliação, solicitação de exames e medicamentos dentro dos programas de saúde publica ou de acordo com a rotina da instituição. Porém, desde o inicio da disposição deste aplicativo tem-se observado baixa adesão pelos usuários, por vários motivos. Os mesmos relatam dificuldade em utilizar tecnologias, que o aplicativo não informa que é uma consulta de enfermagem e se sentem enganados e com isso as filas nas madrugadas se estendem diariamente. No curso de Enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil o acadêmico tem a oportunidade de trabalhar com projetos assistenciais na comunidade em unidade de saúde. A apresentação do projeto é um método utilizado no processo de ensino aprendizagem do Estágio Curricular Supervisionado II do 8° período do curso. O projeto traz como objetivo otimizar o fluxo de atendimento dos usuários de uma Unidade de Saúde de Curitiba-PR. Como método de planejamento e desenvolvimento foi utilizado o 6W/3H. Após a aprovação do projeto ficou definido que serão realizadas salas de espera para orientar aos usuários sobre o uso do aplicativo Saúde Já Curitiba. Também foi elaborado um passo a passo sobre utilização do aplicativo em formato de flyer o qual será distribuído para os usuários após a sala de espera. Esta ocorrerá entre os dias 06/09 e 11/10, onde a acadêmica fará uma orientação verbal, serão sanadas as dúvidas dos usuários e também aqueles que solicitarem será demonstrado em seu dispositivo eletrônico como baixar e utilizar o aplicativo. O projeto terá um custo aproximado de cem reais. Espera-se atingir aproximadamente 400 pessoas, melhorar a adesão ao aplicativo, reduzir as filas na madrugada em busca de consultas médicas, sanar dúvidas dos usuários e auxilia-los no manuseio do aplicativo caso necessário. Para avaliação de resultados será observado à agenda dos enfermeiros avaliando antes e depois da realização da atividade em sala de espera quantidade de faltosos, agendamentos realizados e também a quantidade de senhas distribuídas ao abrir a unidade durante os meses de setembro e outubro. Não há outras considerações até o momento, pois o projeto ainda está em desenvolvimento de acordo com o cronograma do estagio. Os demais resultados serão apresentados posteriormente.
Palavras-chave: enfermagem; saúde publica; educação em saúde; tecnologias; aplicativos em saúde.