DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS DE 9 ANOS PRATICANTES DE FUTEBOL E NATAÇÃO

  • Tatiane Freitas Gonçalves Unibrasil
  • Naira Assis Macedo Unibrasil
  • Thiago Farias Da Fonseca Pimenta Unibrasil
Palavras-chave: Atividades aquáticas infantil, Desenvolvimento Motor, Educação física escolar, Futebol, Meninos de 9 anos

Resumo

A atividade física estimulada desde a infância pode contribuir para uma vida adulta mais saudável, com intuito de evitar o sedentarismo, logo o desenvolvimento pode ser aprendido em brincadeiras, jogos e esportes por meio do envolvimento ou maior interação com professores e colegas, aprendizado de regras, entre outras situações. Além disso, a atividade física influenciada na infância, contribui para o desenvolvimento  motor, psicológico ou biológico, tendo muitas influências ao decorrer da vida no meio em que é inserido. Segundo alguns autores, o indivíduo passa por muitas mudanças de meios externos e internos e isso implica diretamente no seu desenvolvimento. Sabendo como é importante o exercício físico para as crianças queremos saber qual a diferença entre esportes cíclicos no caso da natação e acíclicos o futebol no desenvolvimento motor. Nossa justificativa sobre este estudo será para acrescentar tanto no trabalho já realizado com as crianças, e para futuros trabalhos na área, para profissionais de Educação física saberem identificar e preparar melhor as aulas conforme a idade motora da criança e ainda se possível avaliá-las e assim os pais/responsáveis incentivar as crianças a explorar todas as vivências em diferentes esportes. Sobre isso iremos verificar a influência da natação e do futebol no desenvolvimento motor de crianças de 9 anos com base nos testes do Francisco Rosa Neto. Os objetivos específicos são orientar e entender a aprendizagem motora de crianças nessa faixa etária e como desempenhar um bom trabalho em relação a diferentes esportes. A pesquisa foi de campo caracterizada como quantitativa, pois os testes serão avaliados e mensurados por conteúdo estatístico seguindo o critério de avaliação, também será aplicada por objetivar aplicação pratica nos testes, não experimental sem a manipulação, somente se observa e correlaciona os fatos e por fim a pesquisa de levantamento, onde ha rapidez em analisar por tabelas os dados, gerando economia e abordando de modo direto a realidade. O teste foi de provas motoras criado por Francisco Rosa Neto que consiste em motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal, em geral durou cerca de 30 a 40 minutos com cada criança avaliada. Avaliamos, 10 meninos de 9 anos do segundo semestre de 2009 que não tenham feito outra atividade a não ser futebol, natação e educação física escolar, nosso grupo controle. Não foram aceitas crianças que tenham algum tipo de deficiência física ou psíquica e crianças do sexo feminino. As avaliações foram realizadas na cidade de Campina Grande do Sul e Curitiba, nas escolas de ensino fundamental, escolas de futebol e academias de natação. O estudo está em andamento com resultado parcial somente do futebol com a idade motora geral dos atletas sendo 106 meses e a idade cronológica de 114 meses estando na classificação dos resultados na escala de desenvolvimento como normal médio sendo assim não obtendo conclusões finais da pesquisa.

Biografia do Autor

Tatiane Freitas Gonçalves, Unibrasil
Acadêmico do 8 perído de bacharelado de educação física
Naira Assis Macedo, Unibrasil
Acadêmico do 8 período de Bacharelado de Educação Física
Thiago Farias Da Fonseca Pimenta, Unibrasil
Docente do Unibrasil
Publicado
2019-08-19
Seção
Educação Física

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