A INCLUSÃO NAS AULAS DE LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • laura ravanelli dos santos Unibrasil - Centro Autônomo do Brasil
  • Mariana de moraes cicarello Unibrasil- Centro Autônomo do Brasil
  • Taís glauce fernandes de lima pastre Unibrasil -Centro Autônomo do Brasil
Palavras-chave: inclusão, deficiência, artes marciais, lutas, educação física escolar.

Resumo

A educação inclusiva é um processo social que vem se desenvolvendo a anos em todo o mundo e nos faz refletir sobre a educação e o papel da escola nos tempos atuais. Atualmente podemos dizer que temos uma lei que rege a educação e garante a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular pela lei nº 9.393/96 (LDB). A inclusão desses alunos vem ganhando destaque, pois é um grande desafio para as escolas que não estão preparadas para receber esses alunos. Destacamos a importância do preparo dos educadores que atuam no ensino regular que necessitam incluir o aluno com deficiência em suas aulas. Com a promulgação da Declaração de Salamanca em 1994, que refere-se aos princípios e as práticas em relação a educação especial, relata que toda e qualquer criança portadora de necessidades especiais tem o direito a educação, independente de sua deficiência é dever do estado oferecer uma educação de qualidade. Pensando nisso, essa pesquisa vai apresentar a disciplina de lutas como um dos conteúdos estruturantes, assim como os jogos de oposições (lutas voltada para o lúdico e iniciação), que podem proporcionar a inclusão, o respeito ao próximo, às regras, o autocontrole, além do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social. Considerando o que foi exposto, questionamos: existe inclusão nas aulas de lutas na educação física escolar? Para responder essa questão elaboramos o seguinte objetivo geral: verificar se ocorre a inclusão nas aulas de lutas em educação física escolar; e os seguintes objetivos específicos: compreender a inclusão e o conteúdo lutas; relacionar o conteúdo lutas e educação física escolar; Discutir a inclusão nas aulas de educação física escolar que utilizam o conteúdo lutas. Ao considerar a Educação Física Escolar como área do conhecimento do currículo escolar segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais percebeu que o objetivo é o estudo da cultura corporal e movimento, assim podem ser transmitidos sentimentos, comportamentos, valores coletivos e sociais propiciando novas formas de descobertas promovendo assim o desenvolvimento integral do indivíduo com deficiência. A pesquisa caracteriza-se como uma revisão bibliográfica, na qual serão realizados métodos coordenados de busca, numa abordagem qualitativa, pois tratará da busca e seleção de artigos relacionados à temática. Para a melhor escolha de artigos, será realizado o processo de inclusão e exclusão, entre eles serão apenas artigos na língua portuguesa, que trate dos assuntos pertinentes ao tema de lutas, inclusão e Educação Física Escolar.

 

Palavras-chave: inclusão; deficiência; artes marciais; lutas; educação física escolar.

Biografia do Autor

laura ravanelli dos santos, Unibrasil - Centro Autônomo do Brasil
Acadêmica do educação física no Centro Autônomo do Brasil
Mariana de moraes cicarello, Unibrasil- Centro Autônomo do Brasil
Acadêmica do educação física no Centro Autônomo do Brasil
Taís glauce fernandes de lima pastre, Unibrasil -Centro Autônomo do Brasil
Docente de educação física no Centro Autônomo do Brasil
Publicado
2019-08-19
Seção
Educação Física