A IMPORTÂNCIA DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
Resumo
A Educação Física escolar, como componente curricular, tem sido alvo de muitas discussões pela sociedade, principalmente no ensino médio após a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Considerando este contexto as discussões acerca da realidade docente possibilita a reflexão de como podemos superar as problemáticas referente a prática dos professores de Educação Física. Assim, o objetivo é discutir a importância das aulas de Educação Física para o ensino médio na perspectiva dos professores, buscando identificar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores do ensino médio, verificar os fatores que influenciam os docentes e apresentar as contribuições que a Educação Física pode proporcionar aos alunos. Este estudo se caracteriza por uma pesquisa de campo qualitativa descritiva. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário contendo 4 perguntas abertas e 6 perguntas fechadas, no qual nossos critérios de inclusão para definir a amostra foram escolas públicas da região metropolitana norte de Curitiba e professores formados em Educação Física com titulações distintas (graduado, especialista e mestre). Utilizamos como critérios de exclusão os professores que entregaram o questionário incompleto ou que não devolveram no prazo de 24h após a aplicação. A análise dos questionários será realizada pela discussão com referencial teórico específico da área. O presente estudo ainda não apresenta resultados, pois encontra-se em andamento. Ao final do 2º semestre de 2018 os resultados serão apresentados.