ANÁLISE COMPARATIVA DO NIVÉL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR EM MENINOS DE 9 ANOS PRÁTICANTES DE TAEKWONDO E KARATÊ DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - PR

  • Wesley Dariff Saldanha CENTRO UNIVERSÍTARIO UNIBRASIL
  • Eduardo Fabro Rocha Centro Universitário Unibrasil
  • Tiago Farias Pimenta Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: Educação física, Desenvolvimento Motor, Esporte de Combate

Resumo

Através deste estudo queremos analisar o nível de desenvolvimento motor em crianças de 9 anos do sexo masculino praticantes dos esportes de combate Taekwondo, Karatê e Educação Física escolar na região de metropolitana de Curitiba-PR, realizando uma análise comparativa dos três grupos, onde os meios de influência e estímulos motores são distintos, com o intuito de compreender e discutir os fatores que influenciam o desenvolvimento das capacidades motoras: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal.O presente estudo consiste em uma abordagem quantitativa que se caracteriza em tudo que pode ser determinado em números, classificando e analisando as variáveis do contexto verificado. Sendo assim a pesquisa utilizará como procedimento técnico o estudo de campo, tendo como objetivo exploratório,conseguir informaçõesatravésde um problema, buscando uma resposta, com o intuito de comprovar ou desvendar novas características do contexto analisado. O instrumento metodológico utilizado para realizarmos a coleta de dados dos grupos, foi a bateria de testes E.D.M do protocolo de avaliação motora, desenvolvida por Francisco Rosa Neto. Como critério de inclusão foram determinados os seguintes pontos: praticar duas aulas semanais de Educação Física e em períodoextracurricular os esportes de combate Taekwondo e Karatê com mesma carga horária de treinamento (duas vezes por semana, mínimo de uma hora), os praticantes das Artes Marciais devem estar treinando a pelo menos um ano a modalidade específica. Para o grupo escolar os agentes envolvidos devem praticar apenas duas aulas semanais de Educação Física em sua escola. Considerando que o estudo se encontra em processo de coleta e análise dos dados dos agentes envolvidos, seus estudos não estão conclusos.

Publicado
2019-08-19
Seção
Educação Física