TREINAMENTO DE TEMPO DE REAÇÃO PARA GOLEIROS DE FUTEBOL DE ALTO RENDIMENTO

  • Felipe Zanlorenzi Rutyna Graduando do curso de bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
  • Lucas Antonio Putrique Graduando do curso de bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
  • Tais Glauce Pastre Docente do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
Palavras-chave: futebol, goleiro, tempo de reação, alto rendimento, treinamento.

Resumo

Nos últimos anos o estudo sobre o tempo de reação no treinamento de goleiros do futebol de alto rendimento teve um aumento no número de investigações e pesquisas que abordavam as características, descrevendo as capacidades físicas, por ser um esporte bastante praticado no mundo todo. Os estudos referentes a esses esportes são amplos, além disso é visto pela importância que a ciência vem exercendo dentro do esporte para o seu desenvolvimento, para garantir uma melhora nos treinamentos. Esse tema está sendo abordado para melhorar a qualificação acadêmica e pela proximidade com a profissão de goleiro e de preparador de goleiros, esse tema vem ganhando força nos mais recentes estudos pesquisados devido a sua abordagem dentro do treinamento. Com esse estudo, podemos contribuir academicamente para outros trabalhos que queiram se embasar dentro do tema abordado para futuras revisões e/ou pesquisas de campo, além de ajudar dentro do âmbito social. Essa contribuição servirá como apoio para alunos, pesquisadores e/ou professores que queiram atribuir e argumentar com embasamento teórico, buscando sempre uma qualificação e atualização dentro do mercado de trabalho. Como o futebol hoje é atualmente uma das temáticas com mais pesquisas e publicações no Brasil, com esse número elevado, essa pesquisa torna-se viável pelas circunstâncias encontradas. Com isso, nosso objetivo dentro dessa revisão sistemática será verificar a importância do treinamento de tempo de reação em goleiros de futebol de alto rendimento, fazendo o mapeamento nas bases de dados pré - estabelecidos através dos descritores estabelecidos, compreender se existe importância no treinamento de tempo de reação em goleiros de alto rendimento e fazendo uma análise dos artigos relacionados, e possível categorização deles, para realizar a análise. Conforme analisado e revisado em artigos, concluímos que devido ao futebol ser um esporte de alta velocidade, é necessário sim o treinamento de tempo de reação para goleiros. Grande parte dos estímulos aplicado nos treinos busca visar o mais próximo da realidade do jogo, principalmente pela sua imprevisibilidade, e o treino de tempo de reação é desenvolvida através de estímulos visuais e auditivas, e quanto mais trabalhada, melhor e mais rápido será o tempo de resposta do goleiro. O desenvolvimento da investigação será feito uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo, desenvolvido através de revisão sistemática, com busca em bases de dados pré-determinada: Scielo, Capes, Pubmed, Lilacs.


Biografia do Autor

Felipe Zanlorenzi Rutyna, Graduando do curso de bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
Lucas Antonio Putrique, Graduando do curso de bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
Tais Glauce Pastre, Docente do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
Publicado
2020-01-22
Seção
Educação Física