PLANO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DA EMPRESA ALMEIDA FLORES
Resumo
Este trabalho tem por objetivo desenvolver um planejamento de comunicação integrada de marketing para a Distribuidora Almeida Flores, localizada no bairro Roça Grande, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. A empresa comercializa flores de vaso, folhagens, plantas ornamentais, elementos decorativos e produtos para jardinagem. Sua única sede tem 2.500m² de área construída com espaços específicos para cada produto. Após nos aprofundarmos nos principais teóricos da área de comunicação e marketing, análises do microambiente e macroambiente, nas pesquisas de mercado, na verificação do posicionamento atual do cliente, realização de pesquisas sobre o produto comercializado, informações sobre o público alvo e a concorrência, além de pesquisas de campo, geramos um diagnóstico das dificuldades e objetivos da comunicação e do marketing da empresa para o ano de 2020. Mesmo com tantos anos nesse mercado e sendo uma empresa de porte grande, notamos que a Almeida Flores tem dificuldade nos setores de marketing, comunicação e na definição dos seus objetivos futuros, mantendo uma falha nos seus serviços e produtos por falta de orientação e cuidado com a imagem ofertada ao consumidor final. Em vista todas as informações adquiridas até esse momento, busca-se a consolidação da marca na mente do consumidor final, com o mix de ferramentas de comunicação integrada de marketing, como promoção de vendas, publicidade e propaganda, marketing digital, marketing direto, relações públicas e live marketing, buscando assim, mostrar os principais diferenciais, vantagens e benefícios da empresa em relação a concorrência como a sua ampla gama de pontos de venda, variedade e qualidade de produtos, rapidez na entrega e preço baixo.