EDUCAÇÃO E ENTRETENIMENTO: A VISÃO PEDAGÓGICA DO PROGRAMA “CASTELO RA-TIM-BUM” NA PERSPECTIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Caroline Cordeiro Centro Universitário Unibrasil
  • Monica Cristina Leoni Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: Educação, Televisão, Entretenimento.

Resumo

O uso da televisão como geradora de entretenimento é presente na vida dos brasileiros desde a década de 50, porém, com o aumento do acesso à essa mídia, sem dúvida, a preocupação com a qualidade do entretenimento direcionado ao público infantil se tornou fato. Por esta razão, criaram-se programas televisivos com conteúdos educativos, com a explícita finalidade de entreter e ensinar simultaneamente. Neste contexto, o programa brasileiro criado pela TV Cultura intitulado Castelo Rá-Tim-Bum foi lançado nos anos 90 e se tornou um grande sucesso de audiência e, como consequência passou a ser visto como referência de entretenimento pedagógico durante anos. Partindo desta premissa, o presente trabalho de caráter bibliográfico e teórico tem como objetivo refletir o histórico do entretenimento educativo dentro da televisão brasileira, com enfoque especial ao programa o Castelo Rá-Tim-Bum. Através de estudos teóricos, esta pesquisa apresenta o histórico da televisão brasileira e como o entretenimento com viés pedagógico surgiu no país, para que dessa forma e buscasse refletir o conteúdo dessa programação no processo de ensino e aprendizagem. Com base na análise do programa Castelo Rá-Tim-Bum, como evidência da aplicabilidade dessa produção televisa, em caráter ex-post-facto, será apresentada uma vivência realizada com um dos episódios do programa em uma turma de quarto ano do ensino fundamental, para que, dessa maneira, proceda-se a reflexão de como o entretenimento educativo acontece na prática. No embasamento teórico foram utilizados autores como Martin-Barbero e Rey (2000), Pacheco (1998), Lazar (2000), Machado (2010), entre outros. A pesquisa encontra-se em fase de produção e, portanto, ainda está em processo de construção com resultados ainda não conclusivos.

Biografia do Autor

Caroline Cordeiro, Centro Universitário Unibrasil
Graduando do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Unibrasil
Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia