EDUCAÇÃO E ENTRETENIMENTO: A VISÃO PEDAGÓGICA DO PROGRAMA “CASTELO RA-TIM-BUM” NA PERSPECTIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo
O uso da televisão como geradora de entretenimento é presente na vida dos brasileiros desde a década de 50, porém, com o aumento do acesso à essa mídia, sem dúvida, a preocupação com a qualidade do entretenimento direcionado ao público infantil se tornou fato. Por esta razão, criaram-se programas televisivos com conteúdos educativos, com a explícita finalidade de entreter e ensinar simultaneamente. Neste contexto, o programa brasileiro criado pela TV Cultura intitulado Castelo Rá-Tim-Bum foi lançado nos anos 90 e se tornou um grande sucesso de audiência e, como consequência passou a ser visto como referência de entretenimento pedagógico durante anos. Partindo desta premissa, o presente trabalho de caráter bibliográfico e teórico tem como objetivo refletir o histórico do entretenimento educativo dentro da televisão brasileira, com enfoque especial ao programa o Castelo Rá-Tim-Bum. Através de estudos teóricos, esta pesquisa apresenta o histórico da televisão brasileira e como o entretenimento com viés pedagógico surgiu no país, para que dessa forma e buscasse refletir o conteúdo dessa programação no processo de ensino e aprendizagem. Com base na análise do programa Castelo Rá-Tim-Bum, como evidência da aplicabilidade dessa produção televisa, em caráter ex-post-facto, será apresentada uma vivência realizada com um dos episódios do programa em uma turma de quarto ano do ensino fundamental, para que, dessa maneira, proceda-se a reflexão de como o entretenimento educativo acontece na prática. No embasamento teórico foram utilizados autores como Martin-Barbero e Rey (2000), Pacheco (1998), Lazar (2000), Machado (2010), entre outros. A pesquisa encontra-se em fase de produção e, portanto, ainda está em processo de construção com resultados ainda não conclusivos.