CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS PSICOMOTORAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS DE IDADE

  • Edieli da Silva Mello CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL- UNIBRASIL
Palavras-chave: Educação Infantil, Desenvolvimento, Psicomotricidade, Criança.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender as contribuições das práticas psicomotoras para o desenvolvimento das crianças de 3 a 4 anos de idade. Busca-se pensar o desenvolvimento motor das crianças relacionando os efeitos da psicomotricidade no desenvolvimento e aprendizagem escolar, compreendendo que a educação infantil é a fase em que a criança se desenvolve integralmente abrangendo os aspectos físico, cognitivo, afetivo, social e emocional e as práticas psicomotoras têm como objetivo a formação integral do indivíduo abrangendo todos seus aspectos. Assim, faz-se necessário que o profissional da educação compreenda a importância do desenvolvimento motor da criança e suas fases, sendo capaz de junto com a criança construir e aprimorar atividades e exercícios corporais fundamentadas nas concepções da psicomotricidade. Como problemática da pesquisa tem-se: Quais as contribuições das práticas psicomotoras para o desenvolvimento das crianças de 3 a 4 anos de idade? Para responder a problemática referida, delineou-se como objetivo geral: compreender as contribuições das práticas psicomotoras para o desenvolvimento das crianças de 3 a 4 anos de idade. E como objetivos específicos: Contextualizar a educação infantil, bem como a psicomotricidade; elencar a legislação vigente em relação a educação infantil e a psicomotricidade; identificar a relevância da psicomotricidade no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança; compreender as concepções da psicomotricidade no olhar dos professores. Para alcançar os objetivos almejados, conta-se com aporte teórico de diversos estudiosos da psicomotricidade, como: Philippe Aries, Vitor da Fonseca, Le Boulche, João Batista Freire, Vygotsky, Wallon. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, uma vez que tem a finalidade de analisar as particularidades da problemática e as atribuições dos entrevistados envolvidos no estudo. A pesquisa de campo em andamento será realizada: em uma instituição de ensino privada do município de Curitiba, com cerca de 10 professores que trabalham com a faixa etária em estudo. Por fim, com base nas respostas obtidas analisar o conhecimento dos docentes quanto ao desenvolvimento infantil e em como utilizam das práticas psicomotoras no âmbito escolar.

Biografia do Autor

Edieli da Silva Mello, CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL- UNIBRASIL
Graduando de Pedagogia do Unibrasil
Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia