DIFICULDADES E QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS/TUTORES DA INCLUSÃO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I NO MUNICÍPIO DE PINHAIS

  • Leticia Ramos Prado Graduando o curso de pedagogia no Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: Tutor, Estagiário, Inclusão, Educação, Especial.

Resumo

O presente trabalho discorre sobre o tema “Dificuldades e Qualificação dos Profissionais/tutores da inclusão escolar do Ensino Fundamental I no Município de Pinhais” fundamentando-se na averiguação e na problematização do papel do tutor da educação inclusiva no município de Pinhais. O tema escolhido para a execução da pesquisa se deu pela necessidade de que os profissionais devem estar preparados e especializados para atenderem pormenorizadamente os alunos, dando ênfase a sua formação e às dificuldades do seu trabalho. O objetivo é analisar a conceituação do termo ou do processo de educação especial e inclusiva para o século XXI no Município de Pinhais, verificando a qualidade da formação inicial e continuada dos tutores que prestam atendimento às crianças com necessidades educativas especiais. Serão analisados e sintetizados os documentos e diretrizes que norteiam a educação, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). A interpelação qualitativa será efetuada com profissionais especializados da área e estagiários serão convidados a respondê-los, para ajudar a solucionar o problema em questão, as entrevistas irão possibilitar apreender a importância que o profissional tutor exerce nesse contexto, com sua atuação, sua prática e vivência junto às crianças, contribuindo para sua aprendizagem. Sendo assim, com a devolutiva dos questionários respondidos pelos profissionais, será possível encontrar as respostas para os respectivos problemas.

Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia