AS CONTRIBUIÇÕES DO BRINCAR PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE 4 A 5 ANOS

  • Camila Rafaela Cervello da Conceição Centro Universitário Unibrasil.
Palavras-chave: Educação infantil, Brincadeira, Desenvolvimento.

Resumo

No presente trabalho tem como objetivo, mostrar as contribuições do brincar para o processo de aprendizagem de crianças de 04 a 5 anos e sua relevância na aquisição da aprendizagem. Justifica-se este tema porque é um assunto que nem sempre foi visto com a atenção devida, porém pouco a pouco foi ganhando relevância ao longo dos anos, visto que a educação infantil é a base para educação.  Para se chegar ao objetivo proposto, foi realizada uma análise descritiva em acervos bibliográficos, Seguindo os critérios previamente estabelecidos, buscando todos os debates que foram sendo feitos ao longo dos anos, bem como, pesquisar acerca da criação de uma legislação nacional e internacional feitas  até se perceber os avanços que a brincadeira proporciona às escolas de educação infantil e demonstra o quanto as instituições de ensino necessitam melhorar seus recursos lúdicos com finalidade pedagógica e planejamento a fim de tornar acessível a todos que passam pela escola, um ensino mais prazeroso e eficaz. As abordagens desse estudo devem possibilitar uma abertura de caminhos para estudos posteriores acerca de medidas a serem adotadas para tornar o ensino de crianças mais condizente com as pretensões almejadas em um ensino lúdico. As discussões desse trabalho resultam um pouco sobre toda a trajetória em que os assuntos referentes a ludicidade tiveram de percorrer para que atualmente pudesse ter o reconhecimento da brincadeira enquanto instrumento indispensável na educação de crianças desde a primeira infância. 

Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia