CORPO E MÍDIA: REFLEXÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Palavras-chave:
padrão de beleza, mídia, imagem corporal.
Resumo
Resumo
Na contemporaneidade o corpo vêm sendo constantemente abordado em veículos midiáticos, que divulgam por meio de mídias diversas padrões corporais atuais. Essa divulgação pode afetar a imagem corporal da população e também a área da Educação Física. Esse estudo foi escolhido por ser um tema pouco debatido na área da educação física e busca trazer ideias novas acerca da mídia bem como seu reflexo nos padrões corporais. Tais fatos são relevantes para uma sociedade que está cada vez mais consumindo conteúdos relacionados a beleza e fazendo diversos usos do corpo. Para que sejam entendidos os processos de divulgação do corpo considerado belo utilizados pelas mídias digitais e como ocorre a internalização do público que consome esse conteúdo, foi elaborada a pergunta problema: como mídia digital impacta acadêmicas do Curso de Educação Física de uma instituição privada de Curitiba a seguirem os padrões de beleza? Para responder essa pergunta traçamos o seguinte objetivo geral: analisar como mídia digital impacta acadêmicas do curso de Educação Física de uma instituição privada de Curitiba a seguirem os padrões de beleza. Para realizar a ação proposta no objetivo geral compreenderemos a mídia e os padrões de beleza, mapearemos as publicações relacionadas ao tema, estabeleceremos relações entre variáveis sociais e o padrão estético e discutiremos o impacto da mídia na formação do padrão de beleza contemporâneo. A abordagem utilizada na presente pesquisa será a qualitativa, utilizaremos como procedimento técnico a pesquisa de campo e como instrumento de pesquisa foi adaptado pelos pesquisadores o questionário Sociocultural Towards Appearence Questionnaire - 3 (SATAQ-3), que após a adaptação, contém 16 perguntas abertas e fechadas sobre o impacto causado pelo Instagram na busca pelos padrões de beleza. A amostra foi escolhida intencionalmente pelos pesquisadores, compreendendo jovens universitárias entre 18 e 24 anos, que cursam Educação Física e estão entre o 1° e 7° período. Os critérios de exclusão se delimitarão àquelas jovens que não estão na faixa etária estipulada e/ou não responderem ao questionário completamente. A coleta de dados está em andamento e a previsão de término do estudo é dezembro de 2019. Palavras-chave: padrão de beleza; mídia; imagem corporal.