ORIENTAÇÃO AOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE SAÚDE SOBRE ABSENTEÍSMO NAS CONSULTAS

  • Claudete Aparecida Ortiz UNIBRASIL-CENTRO UNIVERSITARIO
  • Ana Paula Dezoti Unibrasil Centro Universitário
  • Louise Aracema Scussiato Unibrasil Centro Universitário
Palavras-chave: Enfermagem, absenteísmo, atenção primária.

Resumo

Resumo: A Saúde no Brasil é tratada de forma Universal, integral, gratuita e decentralizada em todas as esferas de governo ao oferecer ao usuário as consultas e atendimentos é disponibilizado grandes esforços administrativos e financeiros para a realização da agenda prevista na data, a falta não justificada dos usuários nas consultas por motivos próprios, leva ao desperdício de recursos utilizado pois o horário disponibilizado ao faltoso deixa de ser oferecida a outro paciente. Justificativa: Justifica-se a realização do trabalho devido ao grande número de usuários faltoso nas consultas. Consta-se que a cada 25 (vinte e cinco) consultas, 6 (seis) faltam devido ao esquecimento ou por razões de trabalho. Objetivo: Orientar usuários de uma unidade de saúde sobre o desperdício de recursos utilizados quando se falta em consultas agendadas sendo que, uma vez que faltas frequentes as consultas repercutem no quantitativo de recursos, refletindo diretamente a sua saúde. Desenvolvimento: Será realizado uma orientação verbal na sala de espera aos demais profissionais da área da saúde sobre o absenteísmo (falta) nas consultas da unidade de saúde e especialidades. Resultados esperados: Espera-se que ocorra uma diminuição no absenteísmo nas consultas e exames que podem gerar prejuízos na assistência e resolubilidade das demandas, além do aumento na fila de espera. Visto que, a gestão deve atuar junto à comunidade com ações que fortaleçam sua autonomia, melhorem o fluxo de informações, e assim prevenir os fatores que levam às faltas dos usuários em consultas. Consideração final: O projeto encontra-se em desenvolvimento e suas conclusões serão finalizadas ao término deste.

Publicado
2020-01-22
Seção
Enfermagem