PADRONIZAÇÃO DE IDENTIFICAÇÕES DE MEDICAÇÕES QUE TEM USO EM BOMBA INFUSORA

  • Juliana Fatima Giacomitti UniBrasil-Centro Universitario
  • Ana Paula Dezoti UniBrasil
Palavras-chave: identificações de medicações, bomba infusora, sala de emergência, terapia intravenosa.

Resumo

Entre os riscos existentes em um pronto socorro na sala de emergência, a infusão de medicações é uma delas, qualquer erro pode provocar danos e trazer graves consequências podendo ser fatal. Cerca de 99% dos pacientes hospitalizados neste setor fazem uso de medicações em bomba infusora e com o aumento do uso desta terapia é necessário desenvolver metodologias que auxiliem nessa abordagem terapêutica. No curso de enfermagem do Centro Universitário autônomo do Brasil o acadêmico tem a oportunidade de trabalhar com projetos assistenciais em unidades hospitalares. A apresentação do projeto é um método utilizado no processo de ensino aprendizagem do estagio curricular supervisionado II do 8° período do curso. Diante disso fez se necessário o presente projeto devido o setor ter a necessidade de identificações claras e objetivas já que atualmente na maioria das vezes não se é identificado ou se é identificado com materiais inadequados as medicações que vão em bomba infusora já que as mesmas podem alterar os sinais vitais dos pacientes e causar graves consequências, dessa forma elas podem ser identificadas ligeiramente pela equipe. Tem como objetivo elaborar etiquetas que contenham o nome da medicação escrito em negrito e com uma tarja de cores diferentes para cada medicação e que nela possa ser colocado o nome do paciente e a quantidade de droga que esteja sendo infundida, de modo que possa ser apagado, realizado desinfecção e reutilizado para outros pacientes posteriormente. Espera-se com a aplicação deste trabalho que a equipe possa com o tempo correlacionar as drogas com as cores e que tenha uma padronização nas identificações, tornando um ambiente organizado e facilitando o trabalho de toda a equipe presente neste setor. O projeto encontra-se em fase de desenvolvimento e suas conclusões serão finalizadas ao termino deste.

Biografia do Autor

Ana Paula Dezoti, UniBrasil
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2000). Pós -graduada pela Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ (2002), em Educação Profissional na área de Saúde e em Educação Permanente em Saúde pela UFRGS. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Suas pesquisas tem como foco saúde pública/saúde coletiva/atenção básica, família e saúde da mulher e da criança. Possui experiência como coordenadora de Centro Integrado de Saúde e como enfermeira assistencial/administrativa em Estratégia Saúde da Família. Foi docente do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. Foi consultora do Departamento de Atenção Básica no Ministério da Saúde e tutora do curso de Educação Permanente em Saúde - EPS em Movimento. Possui experiência em emissão de parecer técnico na área de gestão e saúde. Atualmente é docente do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL, no qual é responsável pelas disciplinas de Saúde Coletiva, Saúde da Família e Epidemiologia e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) - UFPR.
Publicado
2020-01-22
Seção
Enfermagem