ORIENTAÇÃO À EQUIPE DE ENFERMAGEM QUANTO AOS CERTOS DA MEDICAÇÃO

  • Mayara Lopes Lima
  • Ana Paula Dezoti Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2000). Pós -graduada pela Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ (2002), em Educação Profissional na área de Saúde e em Educação Permanente em Saúde pela UFRGS. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Suas pesquisas tem como foco saúde pública/saúde coletiva/atenção básica, família e saúde da mulher e da criança. Possui experiência como coordenadora de Centro Integrado de Saúde e como enfermeira assistencial/administrativa em Estratégia Saúde da Família. Foi docente do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. Foi consultora do Departamento de Atenção Básica no Ministério da Saúde e tutora do curso de Educação Permanente em Saúde - EPS em Movimento. Possui experiência em emissão de parecer técnico na área de gestão e saúde. Atualmente é docente do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL, no qual é responsável pelas disciplinas de Saúde Coletiva, Saúde da Família e Epidemiologia e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) - UFPR.
  • Louise Aracema Scussiato Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Professora Colaboradora Honorista do curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil, graduada em Enfermagem pela UFPR. Membro do Grupo de Pesquisas em Políticas, Gestão e Práticas em Saúde (GPPGPS). Coach integrativa pela Academia de Coaching Integrativo (ACI) - Centro Europeu.
Palavras-chave: enfermagem, medicação, erro, eventos, adversos.

Resumo

Diante dos frequentes eventos adversos que ocorrem no mundo, foi lançado em 2004 pela Organização Mundial da Saúde, à Aliança dos países-membros para a Segurança do Paciente com a adoção de medidas que assegurassem a qualidade e segurança na assistência prestada pelos serviços de saúde, com o objetivo de reduzir as falhas humanas, como por exemplo, o erro de medicação, sendo definido como evento evitável e adverso. Para se evitar essa intercorrência, artigos identificam nove certos para a administração de medicamentos: paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa, dose certa, registro certo, orientação ao paciente, direito a recusar o medicamento e compatibilidade medicamentosa. A resolução RDC N° 36 de 25 de julho de 2013 tem por objetivo instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde, estabelecendo estratégias e ações de gestão de risco, conforme as atividades desenvolvidas pelo serviço de saúde para uso e administração de medicamentos, sendo uma responsabilidade da equipe de enfermagem em qualquer instituição de saúde. A conduta medicamentosa é um processo que exige dos profissionais responsáveis pela administração, responsabilidade ética e legal, o preparo e a administração das medicações são da competência de todos os membros da equipe de enfermagem, mas o enfermeiro é o responsável pelo planejamento, orientação e supervisão das ações relacionadas à terapia dos medicamentos. No curso de enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil o acadêmico tem a oportunidade de trabalhar com projetos assistenciais na área hospitalar. A apresentação do projeto é um método utilizado no processo de ensino e aprendizagem do Estágio Curricular Supervisionado II do 8º período do curso. Será elaborado um instrumento contendo os certos da medicação, após a aprovação pelas enfermeiras supervisoras do setor, será impresso e fixado em 11 enfermarias e no posto de enfermagem do setor de internação em um hospital de Campina Grande do Sul-PR, possuindo o objetivo de relembrar com a equipe de enfermagem os passos para uma administração correta medicamentosa. Verificou-se no período de estágio a troca medicamentosa entre duas pacientes, despertando o interesse em realizar um projeto referente aos certos da medicação. Este projeto iniciou no mês de setembro com sua elaboração e submissão, atualmente encontra-se na etapa de elaboração do instrumento, seguindo para a apresentação do material aos 20 técnicos de enfermagem do período matutino, que são divididos em dois plantões, ao final será avaliado a efetividade do instrumento no setor. Espera-se com a aplicação deste projeto que não ocorram novos casos de eventos adversos na administração de medicação. O projeto encontra-se em desenvolvimento e suas conclusões serão com o término deste.

 

Publicado
2020-01-22
Seção
Enfermagem