EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO

  • Milena Kaoane Martins Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: Inclusão escolar. Desafios da inclusão.

Resumo

Novas reflexões sobre inclusão trazem a tona muitos problemas enfrentados por professores e escolas, com a entrada de alunos com deficiência no ensino comum regular. Então nesse sentido o presente trabalho busca entender sobre o processo de inclusão enfocando três momentos: primeiro um breve percurso histórico mostrando o histórico da inclusão, o surgimento da inclusão no Brasil, como é a inclusão na atualidade, e como é feita a inclusão em Curitiba, em seguida, sobre a função da escola e o papel do professor no processo de inclusão, e por fim, apresentar os resultados obtidos através de questionários sobre como é feita a inclusão nas escolas. Para o alcance destes objetivos, além do estudo bibliográfico de autores será realizada uma pesquisa qualitativa através de um roteiro de entrevista semiestruturada (coleta de dados questionários com questões semiestruturada). Após serão analisadas as concepção de inclusão dos entrevistados; as principais barreiras identificadas; e a formação profissional de professores e coordenadores de uma escola pública e uma particular, uma vez que estes são os principais envolvidos nas decisões que implicam os alunos com deficiências.

Biografia do Autor

Milena Kaoane Martins, Centro Universitário Unibrasil
Graduando no curso de pedagogia do centro universitário unibrasil
Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia