DESENVOLVIMENTO DE DOCUMENTO PARA APLICAÇÃO DE PLANO TERAPEUTICO INDIVIDUALIZADO EM SETOR DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)

  • Pryscilla Ribeiro dos Santos UNIBRASIL
  • Ana Paula Dezoti Unibrasil
  • Louise Aracema Scussiato UniBrasil
Palavras-chave: unidade de terapia intensiva, plano terapêutico, equipe multidisciplinar, cuidados intensivos, comunicação,

Resumo

O propósito das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), se fundamenta no tratamento dos pacientes considerados graves e de alto risco, devido à complexidade do cuidado exercido, com tudo a equipe multidisciplinar os possibilita diferentes experiências ampliadas de cuidado que juntas fornecem a integralidade da atenção da percepção deste método. No âmbito da UTI se desenvolveu a construção de um projeto terapêutico individualizado, pretendendo aumentar a individualidade do cuidado aos pacientes. No curso de Enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil o acadêmico tem a oportunidade de trabalhar com projetos assistenciais/intervenção na comunidade/em unidade de saúde/hospital. A apresentação do projeto é um método utilizado no processo de ensino aprendizagem do Estágio Curricular Supervisionado II do 8º período do curso. O presente trabalho justifica-se pela necessidade do desenvolvimento do documento para ser implementado o plano terapêutico, visto que o cuidado intensivo e individualizado influencia diretamente na recuperação do paciente. Traz como objetivo geral qualificar o cuidado integral e individual aos pacientes, envolvendo a equipe multiprofissional como um todo, melhorando a comunicação e a aplicação do planejamento diário sem intercorrências. Como método de planejamento e desenvolvimento do projeto foi utilizado o 6W-3H que tem como objetivo estabelecer metas, com prazos e planejamentos adequados. Almeja-se que com o desenvolvimento do plano terapêutico a comunicação entre as equipes multidisciplinares tenham um resultados direto no tratamento e cuidado com o paciente. Não há outras considerações até o momento pois o projeto está em desenvolvimento de acordo com o cronograma de estágio. Os demais resultados serão apresentados posteriormente. Espera–se que com o desenvolvimento deste projeto, a comunicação se torne mais clara e o dimensionamento da aplicação do plano terapêutico reflita no cuidado prestado a cada paciente.

 

 

 

 

Biografia do Autor

Pryscilla Ribeiro dos Santos, UNIBRASIL
Academica do UniBrasil cursando o 8º periodo do curso da area da Saude- Enfermagem
Ana Paula Dezoti, Unibrasil
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2000). Pós -graduada pela Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ (2002), em Educação Profissional na área de Saúde e em Educação Permanente em Saúde pela UFRGS. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Suas pesquisas tem como foco saúde pública/saúde coletiva/atenção básica, família e saúde da mulher e da criança. Possui experiência como coordenadora de Centro Integrado de Saúde e como enfermeira assistencial/administrativa em Estratégia Saúde da Família. Foi docente do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. Foi consultora do Departamento de Atenção Básica no Ministério da Saúde e tutora do curso de Educação Permanente em Saúde - EPS em Movimento. Possui experiência em emissão de parecer técnico na área de gestão e saúde. Atualmente é docente do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL, no qual é responsável pelas disciplinas de Saúde Coletiva, Saúde da Família e Epidemiologia e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) - UFPR.
Louise Aracema Scussiato, UniBrasil

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Professora Colaboradora Horista do curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil, graduada em Enfermagem pela UFPR. Membro do Grupo de Pesquisas em Políticas, Gestão e Práticas em Saúde (GPPGPS). Coach integrativa pela Academia de Coaching Integrativo (ACI) - Centro Europeu.

Publicado
2020-01-22
Seção
Enfermagem

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)