TODOS TÊM DIREITO Á EDUCAÇÃO

  • Gabriela Silva Andreatta UniBrasil Centro Universitário
Palavras-chave: TDAH, inclusão, educação, professores, análise de conteúdo, jornalismo.

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar e sua prevalência é maior entre os meninos, a dificuldade para manter o foco nas atividades propostas e a agitação motora que caracterizam a síndrome, podem prejudicar o aproveitamento escolar e ser responsável por rótulos depreciativos que não correspondem ao potencial psicopedagógico dessas crianças. O objetivo deste artigo é contribuir com a reflexão sobre a formação de professores, para atuarem com alunos com esse transtorno em idade escolar e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas denominadas classes inclusivas. A metodologia se dá através de análise de conteúdo do objetivo investigado que é de inclusão escolar de crianças com TDAH.

Publicado
2020-01-22
Seção
Jornalismo