DIFICULDADES ENCONTRADAS NA TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Vitor Prestes das Chagas UniBrasil
  • Sascha Cristine Pilar dos Santos
Palavras-chave: transição;, ruptura;, ensino fundamental anos iniciais;, ensino fundamental anos finais;, educação básica.

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivos estudar a causa das dificuldades encontradas no processo de transição dos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais para o Ensino Fundamental Anos Finais no município de Curitiba e região metropolitana, refletir sobre as possíveis soluções para tais problemas e levantar e analisar a visão de professores a respeito do tema. Existe uma ruptura no processo de ensino-aprendizagem desses alunos na transição do 5º para o 6º ano que não é discutida de forma abrangente. Ao fazer um breve histórico da educação básica no Brasil, percebe-se uma grande falha no que diz respeito à transição dos educandos entre estes níveis de ensino que possuem rotina, metodologia, relações sociais e avaliação consideravelmente distintas. Dias (1997) e Andrade (2011) afirmam que a transição traz, muitas vezes, prejuízos de aprendizagem e psicológicos emocionais para as crianças. Diante do exposto é importante refletir sobre as causas e possíveis soluções para esta ruptura. A pesquisa em andamento busca perceber como se dão as rotinas de ambas as séries e buscar a visão dos professores a respeito da ruptura, para isso utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória por meio do levantamento de dados utilizando um questionário on-line que já atingiu 16 professores até o momento. Já é possível perceber que os professores admitem essa ruptura e relatam uma falta de preparo pelo sistema escolar, tanto dos professores, quanto dos alunos envolvidos nesta transição.

Publicado
2021-06-11
Seção
Pedagogia