AS CANÇÕES FOLCLÓRICAS COMO ESPAÇO CRIATIVO PARA A CRIANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • João Henrique UniBrasil
Palavras-chave: Música Folclórica

Resumo

Resumo

 

 

 

 

A música é uma linguagem, construída pela humanidade, que desperta o interesse e atenção dos sujeitos, se faz presente em diversos ambientes, seja ele formal ou informal. A presente pesquisa tem por objetivo identificar como tem acontecido o trabalho envolvendo a música folclórica, nas vídeo aulas disponibilizadas pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba/SMEC, nesse período de Pandemia (Covid-19). Para a respectiva análise foram utilizadas as aulas de Arte, disponibilizadas por meio da plataforma do YouTube, no Canal TV Escola. Ao todo foram analisadas 8 vídeo aulas. A pesquisa é qualitativa, e a metodologia se baseia na observação destas aulas, associando as práticas levantadas, com a fundamentação teórica sobre música e criatividade dos autores: BIELINSKI (2003), LOUREIRO (2001), OLIVEIRA (2001), que tratam da história da música na Educação Brasileira; BEINEKE (2009) OSTROWER (1977), PIEKARSKI, LUDERS (2019), para discorrer e fundamentar os processos criativos por meio da utilização da música no campo educativo e ARAÚJO (2013), KATER (2002), KLEBER (2002) referendando o trabalho com as canções folclóricas especificamente.  O resultado pretendido, é identificar como é abordado a música folclórica, atualmente, no ensino fundamental - anos iniciais, em Curitiba, a partir do componente curricular Arte. Qual lugar essa temática tem, frente ao planejamento escolar das aulas, e em que medida é importante incentivá-la e fomentá-la no cotidiano escolar.

  Palavras-chave: Música Folclórica; Criatividade; Ensino.
Publicado
2021-06-11
Seção
Pedagogia