TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - INTERFACES DA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO

  • Mirelly Lara Silva UniBrasil
  • Lays Kamilla Leterone dos Santos UniBrasil
Palavras-chave: TDAH, Educação, Professor, Metodologia

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) está entre os diagnósticos mais habituais durante a o processo de aprendizagem na infância. Trata-se de um transtorno neurobiológico, genético e hereditário, com sintomas pontuais e fáceis de serem identificados, como a desatenção, hiperatividade e uma escuta somente quando lhe é dirigida a palavra. A relevância da pesquisa se justifica pelo aprofundamento e discussão da temática que é demanda da profissão e ação docente. O objetivo da pesquisa é compreender as interfaces do trabalho pedagógico entre professor e aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, para isso, discutem-se quais as possibilidades de trabalho pedagógico realizado no contexto escolar por professores e alunos da educação básica. A participação da família é de fundamental importância na vida escolar da criança, principalmente das que são diagnosticadas com TDAH. Neste aspecto, é fundamental que família e escola estabeleçam uma parceria para um efetivo trabalho pedagógico que permita o acompanhamento, o desenvolvimento e aprendizagem da criança com TDAH. Para compreender a realidade e as demandas que os docentes vivenciam nestes casos, a pesquisa aborda aspectos acerca da a prevalência, sintomas, causas e tratamento do TDAH, e para evidenciar as práticas pedagógicas realizadas por professores da educação básica no contexto escolar utiliza-se um questionário on-line e revisão da literatura que discute a temática. A pesquisa, ainda em andamento, classifica-se como qualitativa considerando a subjetividade envolvida na análise e interpretação dos dados. O estudo ainda discute o papel da escola, do professor e da família no processo de ensino-aprendizagem da criança com TDAH e a relação entre eles. Diante do exposto, evidencia-se a relevância da pesquisa como fonte de discussões relacionadas à prática docente, as demandas da profissão de educador para uma formação integral e contextualizada do professor/pedagogo.

Publicado
2021-06-11
Seção
Pedagogia