Depressão e Psicose Pós-parto

  • Jessica Magari Ferazza Centro Universitário Unibrasil
  • Aline Fonseca Centro Universitário Unibrasil
  • Dulce Mara Gaio Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: maternidade; depressão; psicose; psique.

Resumo

A maternidade que envolve o imaginário popular traz consigo todo um processo ao qual, remonta à um momento de plenitude feminina, no entanto, esta fase traz uma problemática que merece atenção: a relação psíquica entre a mãe e o bebê e consequentemente como irá se dar esta relação na prática, não somente no que se refere à gestação e ao parto, mas também aos primeiros passos em direção a esta importante transição na vida de qualquer mulher: o de tornar-se mãe. É importante ressaltar que ser mãe envolve perdas e ganhos para toda mulher e de diversas naturezas, seja pela possível perda da liberdade, ou o ganho de onipotência que a maternidade dá a algumas mulheres. Os primeiros dias após o nascimento serão decisivos para os meses que seguirão, pois, os conflitos psíquicos e as ressignificações várias pelas quais as mulheres têm que passar, fazem parte de um novo começo rumo a uma jornada com o filho. A tristeza, a sensação de deslocamento e a insegurança, consideradas habituais ao postpartum, podem dar lugar à um agravamento psíquico paranoide em que a mãe mergulha em um estado depressivo grave ou mesmo psicótico, sendo este cenário o que merece um olhar mais atento. Isto pode ocorrer devido à sucessão de lutos que a mulher enfrenta que se caracterizam pela perda da sua posição de mulher para agora a de mãe, à perda da idealização do bebê fantasiado para o real, como também por diversos movimentos regressivos que a psique da mulher enfrenta por reviver a relação com sua própria mãe, esta que pode ser de natureza mais primária, de angústias persecutórias, até eventos traumáticos. O bebê por sua vez, a partir da leitura kleiniana das relações maternas é, em sua fase mais primitiva, primordialmente dominado pela pulsão de morte ao que, abre-se espaço para uma questão relevante: no movimento de projeção e introjeção de conteúdos psíquicos entre a mãe e o bebê, o estado depressivo e/ou psicótico materno pode ser desencadeado pelo sadismo projetado pelo bebê na mãe a partir do nascimento? Ou ainda, na falta de suporte psíquico materno, esta dinâmica só faz acentuar a fase esquizoide do recém-nascido agravando esta relação com a mãe em surto e possivelmente acarretando prejuízos na construção egóica do bebê? Objetiva-se desta forma, engendrar uma investigação em torno destes eventos psíquicos que trazem inúmeros questionamentos no que se refere à uma compreensão mais minuciosa do que é para a mulher ser mãe e como o bebê contribui com seus conteúdos inconscientes. Com base nesta reflexão teórica, a intenção é a de aprofundar-se na ligação psíquica entre a mãe e o bebê, em uma relação que, pode não parecer a idealizada pela maioria, e nem deveria ser, pois no campo do afeto o ideal dificilmente pode ser concretizado e a relação entre a mãe e bebê é uma das mais concretas e edificantes que se tem notícia.

Biografia do Autor

Jessica Magari Ferazza, Centro Universitário Unibrasil

Estudante de Psicologia do Unibrasi

Dulce Mara Gaio, Centro Universitário Unibrasil

Psicanalista. Licenciatura (1975) e Graduação (1976) em Psicologia pela Universidade Católica do Paraná, Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP (2001), Especialização em Filosofia e Psicanálise (2003) e Mestrado em Filosofia Contemporânea (2007) pela Universidade Federal do Paraná. Experiência no magistério do ensino superior e em supervisão de estágio, a profissionais e serviços de saúde, no Sistema Penitenciário e em Hospital Psiquiátrico/Clínica Psicossocial. Atual docente do UniBrasil-Ctba e supervisora clínico-institucional do CAPS III, CAPS II e SOIS em Joinville.

Referências

AGUIAR, Denise Tomaz; SILVEIRA, Lia Carneiro; DOURADO, Sandra Mara Nunes, A Mãe em Sofrimento Psíquico: Objeto da Ciência ou Sujeito da Clínica? Escola
Anna Nery, v. 15. n. 3, Rio de Janeiro, 2011.

ALT, Melissa dos Santos; BENETTI, Silvia Pereira da Cruz, Maternidade e Depressão: Impacto na Trajetória do Desenvolvimento, Psicologia em Estudo, v. 3,
n. 2, Maringá, 2008.

ARRAIS, Alessandra da Rocha; MOURÃO, Mariana Alves, FRAGALLE, Bárbara, O Pré- Natal Psicológico Como Programa de Prevenção à Depressão Pós-Parto,
Saúde Social, São Paulo, v. 23, n. 1, 2014.

DAVIS, Lydia; Tipos de Perturbação – Ficções, ISBN 978-85-359-2261-5, 1ª ed., São Paulo, 2013.

FIGUEIREDO, Luís Claudio, CINTRA, Elisa Maria de Ulhôa, Melanie Klein Estilo e Pensamento, ISBN 85-7137-226-8, 2ª ed., São Paulo, 2010.

IACONELLI, Vera, Depressão Pós-Parto, Psicose Pós-Parto e Tristeza Materna, Revista Pediatria Moderna, v. 41, n. 4, São Paulo, 2005.

MORAES, Maria Helena Cruz; CREPALDI, Maria A., A Clínica da Depressão PósParto, Revista Mudanças – Psicologia da Saúde, v. 1-2, n. 19, Florianópolis, 2011.
Publicado
2021-06-11
Seção
Psicologia

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)