ESTUDO DA SEMIRRIGIDEZ DE LIGAÇÃO VIGA-PILAR EM UM PÓRTICO PLANO E EM ESTRUTURA 3D UTILIZANDO CHAPA DE TOPO ESTENDIDA

  • Luis Felipe Cordeiro Adamoski Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Palavras-chave: Estruturas Metálicas, Ligações Semirrígidas, Análise Estrutural, Chapa de Topo.

Resumo

As ligações viga-pilar das estruturas de aço têm papel fundamental no comportamento global das estruturas, pois a partir delas que os esforços solicitantes, aplicados nos elementos de viga, se transmite aos demais elementos, como por exemplo aos pilares. Neste contexto o presente trabalho busca analisar o comportamento de um pórtico plano e em seguida de uma estrutura 3D em aço a partir do estudo das características de suas ligações, ao apresentar uma avaliação da distribuição dos esforços em elementos estruturais com a consideração de ligações semirrígidas, comparadas às ligações totalmente rígidas ou flexíveis, que são usualmente idealizadas para fins de simplificação de cálculos estruturais. Neste trabalho é estudada a ligação chapa de topo estendida, sendo seu dimensionamento e cálculo do momento resistente e de semirrigidez encontrados com o uso do método das componentes apresentados no EUROCODE 3 (2005), para análise estrutural é utilizada uma estrutura sem contraventamentos, cujas ligações são consideradas rígidas, semirrígidas e flexíveis. São avaliados os coeficientes de aproveitamento estrutural, que são encontrados com a relação dos esforços solicitantes com os resistentes, calculados pelo software SAP2000 V20.2, com às solicitações atuantes nos perfis utilizados na concepção rígida da estrutura. Observam-se como resultados da consideração da semirrigidez a redução de esforços solicitantes sobre as vigas em relação a estruturas flexíveis, e um aumento nos esforços máximos no meio do vão das vigas em relação a estruturas rígidas, por isso a afirmação de que não se deve utilizar a ligação chapa de topo como rígida na fase de projeto, que é a concepção adotada para ela usualmente, já que seu comportamento semirrígido origina esforços acima dos resistentes verificados para o comportamento rígido. Portanto, os resultados obtidos indicam que a utilização dos cálculos da ligação semirrígida alcança benefícios ao processo de análise estrutural do pórtico estudado e também da estrutura tridimensional.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6120: Cargas para o cálculo de estruturas de edificações. Rio de Janeiro, 2019.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6123: Forças devido ao vento em edificações. Rio de Janeiro, 1988 Errata 2: 2013.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8800: Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas aço concreto de edifícios. Rio de Janeiro, 2008.
BERGAMASCO, P. D. A. Estudo do comportamento estrutural de ligações parafusadas viga-pilar com chapa de topo estendida: análise numérica. 396p. São Carlos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Estruturas). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2012.
CSI COMPUTER & STRUCTURES INC. SAP 2000: Modelação e cálculo de estruturas através de elementos finitos. Portugal, 12p. 2020.
EUROCODE 3. Design of steel structures – Part 1-1: General Rules. European Committee for Standardization, Brussels, 2005.
EUROCODE 3. Design of steel structures – Part 1-8: Design of joints. European Committee for Standardization, Brussels, 2005.
MAGGI, Y. I. Análise do comportamento estrutural de ligações parafusadas viga-pilar com chapa de topo estendida. 269p. São Carlos. Tese (Doutorado em Engenharia de Estruturas). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2004.
MELLO, W. L. Análise de pórticos metálicos planos com conexões semi-rígidas considerando a não linearidade física e geométrica. 177p. Campinas. Departamento de Estruturas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Universidade Estadual de Campinas, 1999.
OLIVEIRA, C. R. Estudo do comportamento de uma ligação viga-pilar. 82p. Viseu. Tese (Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial). Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Viseu, 2011.
ROMANO, V. P. Dimensionamento de ligações viga-coluna com chapa de topo: modelo do EUROCODE 3. 266p. Ouro Preto. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil com ênfase em Estruturas). Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, 2001.
Publicado
2021-06-11
Seção
Engenharia Civil