PEDAGOGIA EMPRESARIAL

O PEDAGOGO NÃO ESCOLAR

  • YASMIN LIMA ROSA UNIBRASIL
Palavras-chave: PEDAOGIA, PEDAGOGO NÃO-ESCOLAR, DESENVOLVIMENTO

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo compreender como e quais atividades o pedagogo pode desenvolver no âmbito da gestão de pessoas em uma empresa. Mesmo a pedagogia sendo necessária em vários ambientes não escolares, é possível perceber que são poucas as empresas e organizações que contam com um pedagogo em seu quadro funcional e cabe questionar o porquê disso. Uma grande parte das pessoas não conhece a pedagogia atuante além dos muros da escola, generalizando a atuação deste profissional apenas para o ambiente escolar. Mostrar que a pedagogia é importante tanto no ambiente escolar, como no ambiente não-escolar é fundamental para ampliar a atuação desse profissional, pois essa atuação relaciona-se com a formação humana, contribuindo para a aprendizagem de crianças e adultos em diferentes contextos como hospitais, empresas, área de comunicação, turismo, entre outros. O trabalho aqui apresentado se justifica pela contribuição e importância para ampliar a informação e discussão sobre a vasta atuação do pedagogo e de como esse profissional pode ser de grande valia para as operações empresariais. Por meio de leituras como Claro e Torres (2012), Cagliari (2010), Gohn (2016), Holtz (2006), foi observado que a pedagogia passou por diversas etapas até chegar em seu estado atual. Também pode ser verificado que a atuação do pedagogo no ambiente empresarial traz muitos benefícios para a empresa e para os colaboradores que passam a contar com um acompanhamento e orientação durante todo o percurso de seu desenvolvimento e aprendizagem dentro da organização. Para compreender melhor essa relação e a visão do setor empresarial sobre este profissional, a pesquisa se dará a partir do levantamento de dados por meio de uma entrevista com um pedagogo que faz essa atuação, seguida da organização de uma proposta de inclusão para este profissional em um ambiente que não possui esse profissional, demonstrando como ele pode auxiliar nos desafios vivenciados pela empresa. Sendo assim, a atuação do pedagogo no ambiente empresarial demonstra sua relevância trazendo soluções, agregando valores aos colaboradores, ensinando e solidificando a cultura da empresa de uma forma que melhore a qualidade de vida dos funcionários.

Referências

ALMEIDA, Luciana Inez Seehaber; COSTA, Gisele Maria Tonin da. Pedagogia Empresarial: A importância da valorização humana na empresa. Rei - Revista de Educação do Ideau, Alto Uruguai, v. 7, n. 15, p.1-14, jan. 2012. Semestral. Disponível em: . Acesso em: 06 de maio de 2020.
CLARO, José Alberto ; TORRES, Mariana. Pedagogia empresarial: a atuação dos profissionais da educação na gestão de pessoas. Revista Contrapontos - Eletrônica, VOL. 12 - N. 2 - P. 207-216 / MAI-AGO 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/233869020_pedagogia_empresarial_a_atuacao_dos_profissionais_da_educacao_na_gestao_de_pessoas. Acesso em 28 de maio de 2020.
PRADO, André A.; SILVA, Elaine M.; CARDOSO, Mônica DA B. A Atuação Do Pedagogo na Empresa: a aplicação eficiente e eficaz da Pedagogia Empresarial. ECCOM. VOL 4. 63. ECCOM, V. 4, N. 7, JAN./JUN. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/291825116_a_atuacao_do_pedagogo_na_empresa_a_aplicacao_eficiente_e_eficaz_da_pedagogia_empresarial. Acesso em 26 de maio de 2020.
CAGLIARI, Débora. O pedagogo empresarial e a atuação na empresa. Disponível
em: Acesso em: 20 de Abril de 2020.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri: Manole, 2014.
GONSALVES, Roseli. A Pedagogia Empresarial e as Praticas Pedagógicas dentro da Empresa. Disponível em:http://www.webartigos.com./artigos/a-pedagogia-empresarial-e-as-praticas-dentro-da-empresa/14896/ Acesso 19 de Abril de 2020.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006. Acesso em: 10 de maio de 2020.
HOLTZ, Maria Luiza M. Lições de pedagogia empresarial. MH Assessoria Empresarial Ltda., Sorocaba SP, 2006. Acesso em: 07 junho 2020.
PAULO FREIRE. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
PRADO, André Alves. A Atuação do Pedagogo na Empresa: A Aplicação
Eficiente e Eficaz da Pedagogia Empresarial. Disponível em: acesso em: 21 de abril de 2020.
Publicado
2021-06-11
Seção
Pedagogia