PLANEJAMENTO DE ENSINO: INSTRUMENTO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Resumo
A presente pesquisa tem como principal objetivo identificar as etapas e processos que o professor enfrenta durante a elaboração do seu planejamento de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, quais suas interfaces e como isso repercute no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. O planejamento de ensino é um instrumento de organização docente, as bases teóricas para essa afirmação se alicerçam em pressupostos de Vasconcellos (2000), Libâneo (1994), Damis (1997), Freire (1987), entre outros, que subsidiaram a interpretação de dados. O levantamento de dados ocorrerá por meio de aplicação de questionários a seis professores do ensino fundamental, anos iniciais, perguntando sobre as interfaces do processo de construção do planejamento de ensino. A pesquisa encontra-se em andamento, portanto sem resultados finais, no entanto, pretende-se averiguar os procedimentos que os professores utilizam para a construção do planejamento de ensino, quais as interferências nesse processo advindas do pedagogo, quais as contribuições do plano de ensino para a prática pedagógica de professores e quais outras interfaces possíveis nesse processo.