IMAGEM E AFETO:

UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O DOCUMENTÁRIO ELENA E O LIVRO RELICÁRIO

  • MARIA CAROLINA DOS SANTOS COELHO Centro Universitário UniBrasil
Palavras-chave: Fotografia; Documentário Elena; Livro Relicário; Comunicação; Análise Comparativa.

Resumo

O estudo pretende investigar que tipo de relação se estabelece entre indivíduos e seus arquivos fotográficos de entes que morreram, a partir de uma análise comparativa entre o documentário Elena (COSTA, 2012); e o livro Relicário (BERLESE, 2015), para responder ao problema de pesquisa: por quais formas o documentário e o livro podem retratar o afeto? Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre fotografia e luto (BARTHES, 1984; PARKES, 1998;  SANTOS, 2017), visando contextualizar o tema; e pretende-se fazer o uso do método comparativo, a fim de entender quais as diferenças e semelhanças entre cada um dos objetos de estudo, como uma forma de contribuir para os resultados da pesquisa acadêmica.

 

Referências

BARTHES, R. A Câmara Clara. 6ª impressão. Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 1984.

FELIZARDO, A.; SAMAIN, E. A fotografia como objeto e recurso de memória. Discursos Fotográficos, Londrina, v.3, n.3, p.205-220, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. Editora Atlas S. A.. São Paulo, 2008.

LEMOS, A. R.; MANDAJI, C. F. D. S. A poética da ausência: demarcações simbólicas dos espaços da fotografia. Intercom. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Curitiba, set. 2017.

NOVAES, B. B. Afetos analógicos nos filmes Elena, de Petra Costa e Adieu Monde, de Sandra Kogut. Doc on-line, n. 23, p. 182-195, mar. 2018.

PARKES, C. M. Luto: Estudos Sobre A Perda Na Vida Adulta. Ed. Summus.
1998.

SANTOS, C. J. D. Um lugar para o corpo: fotografias familiares em contexto de luto. REVISTA M, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 8-29, jan./jun. 2017.
Publicado
2021-06-11
Seção
Jornalismo