PROJETO DE PESQUISA: MÉTODO DE CUSTEIO COM MAIOR EFICIÊNCIA PARA SE AUFERIR A RENTABILIDADE DE UMA EMPRESA

  • Renan Felipe BARILLI
Palavras-chave: Rentabilidade, Análise de Custos, Custeio por Absorção, Margem de Contribuição

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir qual a importância da análise de custos ao se examinar a rentabilidade das empresas e de seus produtos, mesmo sabendo que seus métodos contribuem para o aumento do poder competitivo das empresas, melhor planejamento de seus resultados, suas determinações de preços com relação a produção e, verificação das condições de mercado ofertadas, o mesmo tem o enfoque de determinar e debater qual o melhor e mais adequado método de custeio a ser utilizado para determinação da rentabilidade da empresa, comparando-se o método de custeio por absorção e o método de custeio variável. A presente pesquisa tem como objetivo verificar qual método de custeio que se enquadra com maior grau de eficiência e eficácia para que se possa auferir a rentabilidade das empresas. A grande dificuldade de implantação de um adequado sistema de custos, faz com que as empresas apropriem seus custos através do “achismo”, o qual muitas vezes não cobrem todos os custos e ou despesas de determinadas empresas, vindo as mesmas à “nascer já mortas”. Devido aos grandes rumores de corrupção o qual estamos vivenciando nos dias atuais e, que afetam diretamente na economia do país, fazendo com que as empresas necessitem que seus departamentos bases estejam bem estruturados, um deles é o departamento de custos que quanto mais estruturado, melhores serão os resultados, já as empresas que não contam com um departamento deste patamar, irão sofrer consideravelmente mais com a crise que passamos, podendo chegar até a fechar suas portas. Durante a investigação é possível verificar e concluir que o método de custeio variável seja mais viável para tal objetivo da pesquisa, oferecendo ferramentas em seu resultado final que torna viável e confiável a análise dos resultados globais da empresa. Também se deve considerar grande influência do conceito de margem de contribuição de produtos e/ou serviços na conclusão da rentabilidade. Utiliza-se a revisão e o estudo bibliográfico defendido por vários autores como metodologia de estudo para a conclusão obtida neste artigo.
Publicado
2016-04-13