TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AUTISMO

  • Luis Gustavo Hedel Marchiore Unibrasil
Palavras-chave: Autismo; TEA; tecnologia assistiva; informação

Resumo

A maioria das pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) tem um certo grau de dificuldade de aprendizagem, por isso não podem aprender do mesmo jeito do resto necessitado das tecnologias assistivas para auxiliar a aprendizagem. Pessoas com TEA tem dificuldade nas áreas de interação social, comunicação verbal e não verbal, imaginação social e comportamentos repetitivos. Estudos mostram que o ensino no software por computadores e tablets são os mais motivam os alunos com TEA. Tecnologia assistiva, normalmente combina visual, horários, painéis de escolha e um sistema de recompensas. Suporte visual tem as maiores vantagens em questão do uso, em que os alunos preferiram utilizar com maior frequência. O suporte visual normalmente inclui a exibição de uma variedade de imagens que representam tarefas, necessidades, objetivos e recompensas. Foi feito também uma programação visual com figuras que mostram os objetivos diários dos alunos, assim ajudando na auto-organização, e as atividades diárias são escolhidas pelos alunos com as opções na tela interativa. Na hora de mostrar as imagens não era uma única imagem que representava algo, com isso fazia com que os alunos aprendessem o conceito e não apenas uma imagem. Com as atividades a mostra ajuda nas transições diminuindo a ansiedade dos alunos. E nas atividades com imagens também era utilizado sons como por exemplo quando o aplicativo pedia um para pressionar na imagem de determinado objeto se ele acertasse viria som de palmas e caso errasse viria um determinado som acústico que determinava erro. Os resultados nos testes de todas essas tecnologias foram positivos, um teste feito nos Estados Unidos pelo Special Education Elementary Longitudinal Study (SEELS; 2005) em que os alunos com autismo eram 2,71 vezes mais prováveis de participar de avaliações gerais.

Referências

Thompson, Samuel. Assistive Technology as a Predictor of General or Alternate Assessment Among Elementary-aged Students With Autism Spectrum Disorders. Taylor & Francis Online, Google acadêmico, maio, 2014

Cramer, Meg; Hirano, Sem; Tentori, Monica; Yeganyan, Michael; Hayes, Gillian. Classroom-Based Assistive Technology: Collective Use of Interactive Visual Schedules by Students with Autism. Google acadêmico, 2011

Radwan, Akram; Cataltepe, Zehra. USING ASSISTIVE TECHNOLOGY TO ENHANCE TEACHING FOR STUDENTS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDERS. International E-Journal of Advances in Education, Google Academico, abril, 2016

Pennington, Robert C.; Ault, Melinda Jones; Schuster, John W.; Sanders, Ann. Using Simultaneous Prompting and Computer-Assisted Instruction to Teach Story Writing to Students with Autism. ERIC, Google acadêmico, 2011

Publicado
2021-11-19
Seção
Engenharia de Software