AS DIFERENÇAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS PRATICANTES DO EXERCÍCIO FÍSICO

  • Aline Maria Lucas UniBrasil
  • Ana Paula Cristovão Cardoso
  • Taís Glauce Fernandes de Lima Pastre
Palavras-chave: crianças, desenvolvimento cognitivo, exercício físico

Resumo

O mundo tem vivido uma grande evolução tecnológica, com o barateio nos custos de equipamentos está cada vez mais fácil encontrar uma criança atrás da tela de um celular ou do computador. Apesar de muitos pontos positivos dessa evolução tecnológica, por outro lado vemos crianças crescendo com baixos níveis de estímulos físicos e motor. Com o intuito de ampliar e contribuir com dados e pesquisas na área, tentaremos expor para a sociedade de forma clara sobre os benefícios que o exercício físico pode trazer para a formação intelectual da criança. Já para os estudiosos do assunto, acadêmicos e professores, estes poderão se obter de conhecimentos aprofundados com bases científicas e uma formação com pesquisas melhoradas. Nosso objetivo é apresentar como a prática de exercícios físicos pode influenciar no desenvolvimento cognitivo da criança. Para isso, realizamos uma pesquisa de revisão bibliográfica, através de buscas sistematizadas, de forma qualitativa e método descritivo. Utilizamos como base de dados: Scielo e Portal Capes, investigando as palavras-chave: Desenvolvimento cognitivo, crianças, exercício e esporte. Como critério de inclusão selecionamos os artigos científicos publicados entre os anos de 2016 e 2021, país de origem Brasil, idioma língua portuguesa e a temática de ciências da saúde. A partir daí para entendermos como tudo funciona devemos ter o conhecimento que o desenvolvimento humano depende de três pilares, sendo eles o afetivo, cognitivo e o motor. O desenvolvimento afetivo da criança se dá pela intervenção histórica, cultural e social em consequência do local onde vive, seus relacionamentos pessoais e o que lhe é ensinado. O desenvolvimento cognitivo pode ser entendido através das 4 fases da epistemologia genética e também da teoria da aprendizagem através da assimilação e acomodação. Já o desenvolvimento motor é representado pela ampulheta das fases motoras, nela é possível compreender qual o período mais sensível e interessante e que proporcionará um aumento e uma melhoria em sua biblioteca de habilidades motoras, proporcionando um ótimo estímulo para o crescimento e desenvolvimento biológico essencial para o desempenho aeróbio e neuromuscular. O trabalho não apresenta resultados e considerações finais pois será finalizado em dezembro. 

Publicado
2021-11-19
Seção
Educação Física