Aconchego Feminino

Acolhendo mulheres vitimas de violência.

  • Debora Pereira da Silva UniBrasil
  • Elenice Dias Almada UniBrasil
  • Renata Gonçalves Pinheiro Correa UniBrasil
Palavras-chave: mulher, violência, combate, acolhimento

Resumo

Resumo

 

O presente trabalho teve como objetivo a criação de um aplicativo para atender mulheres vítimas de violência, destacando o acolhimento como primeira linha de cuidado, por profissionais da saúde. Infelizmente no cenário atual a maioria das mulheres desconhecem seus direitos e os meios de procurar acolhimento e formalizar denúncia contra o agressor. Com objetivo de facilitar o acesso dessas mulheres aos canais de denúncia, de auxilio social e psicológico, este trabalho apresenta a proposta de criação de um aplicativo contendo as informações necessárias para auxiliar mulheres vítimas de violência. O aplicativo aconchego feminino foi desenvolvido, a partir de dados divulgados pela mídia e relatos de vítimas expostos em redes sociais, evidenciando a dificuldade em conseguir ajuda e o constrangimento a qual muitas vezes as mulheres vítima de violência são submetidas, quando atendidas por profissionais despreparados para esse tipo de atendimento. Como benefícios a criação deste instrumento, mulheres vítimas de violência tem acesso aos telefones de denúncia, assim como contatos de psicólogos, enfermeiros e médicos, a fim de receber as devidas orientações e direcionamento aos locais de atendimento presencial, diante dos riscos à saúde após uma situação de abuso, podendo inclusive seu acesso ao aplicativo ser anônimo. Concluímos, os benefícios da utilização do aplicativo para facilitar o acesso das vítimas de violência, ao auxilio médico, psicológico e social, visto como mais um instrumento de combate à violência e acolhimento as vítimas, com layout didático e de fácil manuseio. No enfrentamento da violência contra a mulher é necessário dispor do maior número possível de instrumentos de combate, de fácil uso e aplicabilidade de profissionais bem qualificados, para amenizarmos as consequências desses danos à saúde das mulheres. 

Biografia do Autor

Renata Gonçalves Pinheiro Correa, UniBrasil

Orientadora.

Referências

ADED, N.L.O.; Et al. Abuso sexual em crianças e adolescentes: revisão de 100 anos de literatura. Scielo. Rio de Janeiro,2006. Disponível em: . Acesso em: 28 mai.2019.

COSTA, Daniela Anderson Carvalho et al. Assistência multiprofissional à mulher vítima de violência: atuação de profissionais e dificuldades encontradas. Cogitare Enfermagem, v. 18, n. 2, 2013.

FERRAZ, Maria Raiomondo et al. O cuidado de enfermagem a vítimas de violência doméstica. Curitiba, 2009. Disponível em: file:///C:/Users/vinic/Downloads/16395-56872-3-PB.pdf. Acesso em: 28 maio 2019.

GRAGNANI, J.Romio, J.11 motivos que levam as mulheres a deixar de denunciar casos de assédio e violência sexual. Jornal BBC. 2017. Disponível em:https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41617235. Acesso em: 28 mai.2019.

HIGA, Rosângela et al. Atendimento à mulher vítima de violência sexual: protocolo de assistência de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 42, n. 2, p. 377-382, 2008.

SANTOS, M. C., BERNARDES, A. Comunicação da equipe de enfermagem e a relação com a gerência nas instituições de saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre (RS) 2010 jun;31(2):359-66 p. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2019.

SILVA, M. J. O papel da comunicação na humanização da atenção à saúde: Princípios e funções da comunicação. Revista Bioética. São Paulo, 2009. 74,75 p. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2019.


SOARES, N. Em números: A violência contra a mulher brasileira. Estadão. São Paulo, 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2019.

SOUZA, Patricia Alves; ROS, Marco Aurelio. Os motivos que mantêm as mulheres vítimas de violência no relacionamento violento. Revista de ciências humanas, Florianópolis, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/17670/16234. Acesso em: 29 maio 2019.

VILLELA, Wilza Vieira et al. Ambiguidades e contradições no atendimento de mulheres que sofrem violência. Saúde e Sociedade, v. 20, p. 113-123, 2011.

Secretaria Municipal da Saúde
Publicado
2021-11-18
Seção
Enfermagem