SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO PERÍODO DE TRABALHO REMOTO

  • Ticiane Gabrielle Milsted Igreja UniBrasil
  • Eliane Conceição Alves Bianchi
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado., Educação Inclusiva., Pandemia., Aula Remotas.

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de identificar os impactos do Atendimento Educacional Especializado/AEE que ocorre junto às Salas de Recursos Multifuncionais/SRM em tempos de aulas remotas devido ao período pandêmico, visando identificar as mudanças em metodologia, nos recursos, as dificuldades e boas práticas desse período de suspensão escolar. As Salas de Recursos Multifuncionais objetivam instrumentalizar os estudantes que apresentam deficiências de ordem sensorial, intelectual e motora, além de estudantes com altas habilidades/superdotação. Nesse período de pandemia, esses atendimentos foram adaptados virtualmente e a investigação abrange como ocorreu o processo de ensino aprendizagem para esse público, bem como, qual a sua efetividade. Para a discussão traremos autores de base como Alves (2006), Accorsi; Bertolini; Rosito (2015), que abrangem o AEE, sua estrutura e o processo inclusivo.  A pesquisa será com enfoque qualitativo mediante levantamento de referencial teórico e aplicação de questionários a duas professoras atuantes nas SRMs, buscando suas percepções e atuações nesse momento pandêmico frente às aulas remotas. O questionário, que ainda está em construção e será enviado de forma on-line para as professoras devido às questões sanitárias ainda vigentes, buscará compreender como foi a prática docente e o apoio aos estudantes durante o período de suspensão – março, 2020 a agosto 2021 – e no retorno híbrido.

Publicado
2021-11-19
Seção
Pedagogia