ACOLHIDA DA CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS ASPECTOS VIVIDOS

  • THAYANE MILANI DA ROSA VIEIRA UNIBRASIL
  • VIVIANE MIRIAM DOS SANTOS WROBEL
  • RAFAELA MOCELIN DO NASCIMENTO
Palavras-chave: relação família-escola, docência e afetividade

Resumo

Este artigo traz um pouco da história da infância desde os séculos passados, e os direitos adquiridos ao longo do tempo, com ênfase no debate sobre a acolhida da criança na educação infantil, evidenciando alguns aspectos vividos. Assim sendo, como pergunta norteadora, considerou-se: quais os principais aspectos vivenciados pela criança de 0 a 3 anos e seus pares em relação à acolhida na educação infantil? No mesmo sentido, como objetivo geral, o presente estudo buscou identificar quais os principais aspectos vivenciados pela criança de 0 a 3 anos e seus pares em relação à acolhida na educação infantil. De maneira geral, os objetivos específicos, portanto, foram delimitados em 3 blocos, sendo: 1 - Conhecer quais são os processos utilizados para a acolhida da criança na educação infantil; 2 - Caracterizar o contexto da acolhida no âmbito institucional escolar; 3 - Evidenciar o papel da família e da escola na dimensão do desenvolvimento humano. Entende-se, a partir de importantes referências como as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (2010), por exemplo, a importância de uma infância de qualidade para o desenvolvimento integral do sujeito. No mesmo sentido, a presente pesquisa se justifica a partir da perspectiva pessoal, de compreender o sentimento da criança em relação à separação das pessoas que estão em seu convívio familiar e estar em um novo ambiente, a perspectiva acadêmica, de promover o conhecimento aos profissionais da educação sobre quais as possibilidades que podem ser utilizadas ou inseridas para atender as crianças, em suas necessidades no período de iniciação escolar e, por fim, a perspectiva social, de contribuir para a importância de ser estudado o assunto proposto diante do contexto atual, em que, cada dia mais, cresce o número de crianças iniciando a vida escolar mais cedo devido à necessidade da família, muitas vezes. A metodologia é de caráter qualitativo, realizada por meio de revisão sistemática. A coleta de dados se deu por meio da busca em bases de dados específicas (Scielo, Portal de Periódicos da CAPES), por meio das palavras-chave e combinações: acolhida escolar, adaptação escolar, seguidos pelo termo educação infantil. Foram considerados artigos em português, entre os anos de 2010 e 2020. A etapa de apresentação dos resultados, discussão dos dados e considerações finais ainda se encontra em construção. Espera-se, como resultado desta pesquisa contribuir com os sujeitos envolvidos de forma direta ou indireta, no sentido de ampliar os conhecimentos relacionados à acolhida da criança na educação infantil, tornando esse momento mais aprazível.

Publicado
2021-11-19
Seção
Pedagogia