CRIANÇA EM MOVIMENTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

  • LETYCIA ZAWADZKI UniBrasil Centro Universitário
  • Brena Nascimento
Palavras-chave: movimento; educação infantil; criança; infância.

Resumo

Em função da amplitude de olhares a respeito da Educação Infantil, do desenvolvimento humano e sua relação com o movimento, esta pesquisa parte da seguinte questão norteadora: quais são alguns dos desafios e possibilidades em relação ao movimento na Educação Infantil, a partir de uma revisão de literatura? Dentro do universo acadêmico, justificamos o estudo pela relevância do tema, em diálogo com as perspectivas atuais em relação criança. Segundo o Referencial Curricular Nacional (1998), com os movimentos as crianças possuem a oportunidade de descobrir e começar a conhecer cada vez mais sobre si mesmas e acabam se familiarizando com o seu próprio corpo, descobrindo seus limites para cada momento do seu cotidiano. Na esfera social, as crianças podem brincar e se desenvolver, se descobrindo por meio da interação e do movimento, sendo esse o momento em que elas podem desenvolver aptidões físicas e mentais. O objetivo geral da pesquisa é compreendido como: identificar quais são alguns dos desafios e possibilidades em relação ao movimento, a partir de uma revisão de literatura. Para atender à questão norteadora e ao objetivo central, detalhamos a pesquisa em objetivos específicos, sendo: discutir a concepção de infância na atualidade; apresentar a perspectiva da Educação Infantil a partir de documentos legais e normativos; debater o movimento, assim como alguns dos desafios e possibilidades em relação a tal. As brincadeiras não são só forma de entretenimento para os pequenos e sim um momento de aprendizagem significativa em seu desenvolvimento. O estudo é de caráter qualitativo, exploratório e definido como uma revisão sistemática, realizado por meio da busca nas seguintes bases de dados: scielo e portal de periódicos da Capes, a partir das palavras-chave: movimento, educação infantil, criança, corpo e das combinações: movimento + educação infantil, movimento + criança, corpo + movimento + Educação Infantil. Os artigos considerados foram delimitados de 2010 a 2020, em português, incluídos pelo título e/ou resumo, lidos integralmente, posteriormente. A apresentação dos resultados, discussão sobre os mesmos e considerações finais ainda estão em andamento.

 

Publicado
2021-11-19
Seção
Pedagogia